- Publicidade -

“Depois do Ensaio” – Texto de Ingmar Bergman inédito no Brasil

Publicado em:

Traduzido diretamente do sueco por Amir Labaki e Humberto Saccomandi, “Depois do Ensaio” foi escrito originalmente por Bergman em 1980 tornando-se um filme para televisão dirigido por ele mesmo quatro anos mais tarde. No elenco, Erland Josephson, Lena Olin e Ingrid Thulin. Com direção de Mônica Guimarães, a peça tem no elenco Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis e conta com o selo oficial da Ingmar Bergman Foundation.

“Depois do Ensaio tem muito a ver com minha atitude, minha relação com a arte teatral, com este ofício bagunçado, sombrio e cruel”, explicou o próprio Bergman. “Enquanto eu escrevia, devo ter atingido um nervo ferido ou, se quiser um veio subterrâneo de água. Do meu inconsciente, surgiram estranhos cipós retorcidos e ervas daninhas; tudo se transformou no mingau de uma bruxa. De repente, surge a amante do diretor, que é a mãe da jovem atriz. Ela morreu há anos, e ainda assim ela entra no jogo. No palco escuro, vazio do teatro, durante a hora tranquila, entre quatro e cinco horas da tarde, muito pode voltar para assombrá-lo. O resultado desta mistura é uma obra de televisão dramática que trata da vida no teatro”, completa.

Sinopse
Henrik Vogler (Leopoldo Pacheco), um diretor de teatro experiente e perfeccionista, ensaia a peça O Sonho, de August Strindberg. Depois de um tarde de trabalho, Vogler está em um “quase‐cochilo” no palco quando volta ao teatro sua jovem protagonista, Anna (Sophia Reis), com a desculpa de procurar uma pulseira perdida. Durante o que seria uma conversa casual, surge uma avalanche de revelações pessoais. Inseguranças, quereres, desamores vão transformando o texto em obra confessional. Em uma licença poética, ou num devaneio, ou mesmo em um sonho, entra em cena Raquel (Denise Weinberg), mãe de Anna, que em outros tempos interpretou o papel que hoje é da filha. O que houve naquela época? Por que Raquel volta no devaneio de Vogler? Foi um amor? Houve algo que parece se repete agora na figura de Anna. Coisas de sonho. Coisas de teatro…

A Montagem
Ingmar Bergman (1918‐2007), dramaturgo e diretor de cinema e teatro, foi um dos mais importantes artistas do século 20. Mais conhecido no Brasil por filmes como Morangos Silvestres e Fanny e Alexander, Bergman foi antes de tudo um homem de teatro.

Depois do Ensaio, uma das últimas obras escritas e filmadas pessoalmente por ele, é seu testamento sobre mais de meio século de devoção ao palco. A peça é seu mais íntimo mergulho nos bastidores do teatro e no cotidiano daqueles que dia-a-dia dedicam‐se a ele. Segundo o crítico e realizador sueco Stig Bjorkman, um dos principais interlocutores e amigos de Bergman, o texto trata daquilo que, para ele, é a essência mesmo do papel de diretor, de seu ponto de vista sobre o teatro e sobre o jogo.

Para a diretora Mônica Guimarães, Depois do Ensaio “é uma oportunidade de refletir a própria profissão. E, nesta reflexão sobre nosso ofício, de revisitar as relações profissionais e as do quintal da sua própria casa. Exatamente como Vogler, o diretor, o faz na peça e também assim como Bergman insiste em sua obra – uma miscelânea de pensamentos, situações e reacessos das entranhas da sua própria vida. Depois do Ensaio é, sobretudo, uma celebração ao cinema e ao teatro”.

Serviço:
Teatro Depois do Ensaio
Local: Oi Futuro Flamengo (Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo – Tel: 21- 3131-3060)
Gênero: drama
Estreia: dia 11 de outubro, sábado
Temporada: até 30 de novembro
Horário: de quinta a domingo às 20hs
Duração: 1h20
Classificação: 16 anos
Capacidade: 72 lugares
Preços: R$ 20,00 (inteira) com meia entrada para idosos e estudantes
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de débito ou crédito
Bilheteria do teatro: terça a domingo, de 14hs às 20hs

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -