- Publicidade -

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DIVULGA AGENDA DO PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA PARA ABRIL

Publicado em:

Entre as atividades estão Rodas de Choro com canções de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, oficinas, instalação artística em homenagem aos 45 anos do Movimento Armorial e muita diversão para a criançada
A agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira para o mês de abril na CAIXA Cultural Rio de Janeiro está variada e abrange eventos para todos os públicos. Serão realizadas Rodas de Choro, oficinas de customização de roupas, de esculturas e de reconstrução das paisagens da cidade, utilizando materiais artísticos e a criatividade por parte do público. E para as crianças haverá cirandas, confecção de brinquedos, pintura e muita diversão.
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também realiza visitas mediadas ao espaço, para público agendado e espontâneo, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Nas quartas, sextas e sábados, as mediações acontecem somente às 18h, com ênfase nos painéis do artista Bandeira de Mello, que fazem parte do acervo da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
Movimento Armorial:
Para marcar os 45 anos de Movimento Armorial, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira produziu uma instalação artística com fotos, gravuras, folhetos de cordel, instrumentos musicais, estandartes e a projeção de material audiovisual contendo a aula magna de Ariano Suassuna – ministrada por ele no Teatro Municipal. A instalação está aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 21h, até o dia 30 de maio (sábado), na Sala Margot.
O Movimento Armorial surgiu sob a direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores da região Nordeste do Brasil. Foi lançado oficialmente no Recife (PE), no dia 18 de outubro de 1970. O objetivo do movimento é o de valorizar a cultura popular do Nordeste, realizando uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira tem como proposta criar um espaço de reflexão e sensibilização para a arte e cultura, proporcionando a troca de experiências entre os participantes, os espaços e os segmentos artísticos. Toda a programação tem entrada franca.
O agendamento de atividades para grupos pode ser feito pelo endereço eletrônico agendamento@gentearteirarj.com.br ou pelo telefone (21) 3980-4898.
Programação:
Cantando Histórias
O foyer da CAIXA Cultural Rio de Janeiro será palco das tradicionais rodas de Choro. O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira convida os apreciadores de música a participarem desta vivência. Um encontro de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth para cantar consagradas canções clássicas e populares e traçar, através da narração de história, um breve panorama de um rico período da música carioca. O público participará contando suas próprias histórias e memórias sobre a cidade maravilhosa.
Para público espontâneo
Data: 17 e 24 de abril (sextas-feiras)
Horário: das 16h às 18h
Vagas: 25
Classificação Indicativa: Livre
Em busca da obra de arte
Um convite a crianças de 4 a 10 anos para interagir com as obras de arte da CAIXA Cultural. A partir de um conjunto de atividades pedagógicas, o público infantil conhecerá e trabalhará diversos aspectos dos painéis do artista Bandeira de Mello. Haverá cirandas, confecção de brinquedos, pintura, brincadeira e diversão.
Para público espontâneo
Data: 18 e 25 de abril (sábado)
Horário: das 14h às 16h
Vagas: 25
Classificação Indicativa: 4 a 10 anos
A moda moldando o Rio
Customizar peças de roupas e acessórios de indumentária, baseando-se em exposições teóricas sobre a história social da moda, compreender como a moda carioca se transformou ao longo dos séculos e como ela influenciou na história da cidade.
Para público espontâneo:
Data: 21 de abril (terça-feira)
Horário: das 15h às 17h
Vagas: 25
Classificação Indicativa: 10 anos
Esculpindo a cidade maravilhosa
Construir esculturas com fios de metais utilizando o tema Rio: 450 anos de arte e cultura, como base para as criações.
Para público espontâneo:
Data: 21 e 23 de abril (terça e quinta-feira)
Horário: das 15h às 17h  
Vagas: 25
Classificação Indicativa: Livre
Reconstruindo paisagens
Reconstruir paisagens do Rio de Janeiro a partir da ótica do público. Os participantes serão estimulados a escolher seus lugares preferidos da cidade e, a partir de suas experiências, sensações e releituras irão moldar estes espaços utilizando  materiais artísticos. 
Para público espontâneo
Data: 23 de abril (quinta-feira)
Horário: das 15h às 17h
Vagas: 25
Classificação Indicativa: Livre  
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone para Agendamentos: (21) 3980-4898
Correio eletrônico: agendamento@gentearteirarj.com.br
Entrada franca
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -