- Publicidade -

LABCRIATIVO APRESENTA EM MAIO, NO RIO, OBRAS DE ARTISTAS E ACADÊMICOS BRITÂNICOS E BRASILEIROS

Publicado em:

Resultado de uma residência artística imersiva, projeto internacional tem a cidade olímpica como inspiração

Com curadoria de Batman Zavareze e Paul Heritage, o projeto LabCriativo apresenta, em maio, sete obras colaborativas de 20 artistas e acadêmicos Britânicos e brasileiros inspiradas na cidade olímpica e concebidas durante uma residência artística realizada no Rio, em novembro de 2015, que teve como base o Parque Lage. As instalações, performances, intervenções e vídeo-instalações serão exibidas com entrada franca, entre 14 e 19 maio de 2016, no Oi Futuro Flamengo e em diversos pontos do Eixo de Arte e Cultura da Maré.

Produzido pelo Festival Multiplicidade e People’s Palace Projects (Queen Mary University of London), em parceria com Creativeworks London, o programa teve orçamento de £ 220 mil (duzentos e vinte mil libras esterlinas), incentivadas pelo fundo de pesquisa Britânico Arts & Humanities Research Council e Newton Fund. Parte do programa britânico Social Change Through Creativity and Culture, o LabCriativo teve sua última edição realizada em 2015 na Índia, chegando agora ao Brasil como um projeto inédito, com o objetivo de reunir acadêmicos, artistas e profissionais dos setores criativos do Brasil e do Reino Unido.

“Além daquilo que cada uma dessas obras venha revelar, o projeto reafirma a importância que a criatividade tem na mudança e na transformação social. O LabCriativo é um lembrete da urgência de se encontrar os espaços e os diálogos entre artistas, acadêmicos e o domínio público”, diz Paul Heritage.

Os dez artistas e acadêmicos residentes no Reino Unido, selecionados por um processo aberto conduzido pelo Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades (Arts and Humanities Research Council), vieram ao Rio de Janeiro em novembro de 2015 como parte do Festival Multiplicidade. E então encontraram-se com os dez artistas e acadêmicos residentes no Rio de Janeiro, que haviam sido selecionados pelos curadores depois de uma convocatória pública. “Nosso objetivo foi reunir as diversidades que representam a complexa cidade do Rio de Janeiro. Todos os gêneros, a acessibilidade, a inclusão racial e a territorialização foram questões que nos sensibilizaram e foram incluídas no ponto de partida desta convocação. Assim, realizamos uma residência artística prazerosa e reverberadora, provocativa e afetuosa”, diz Batman.

O inovador laboratório imersivo promoveu, durante dez dias, o encontro entre os participantes brasileiros e britânicos, com diálogos e colaborações artísticas interdisciplinares em variados pontos da cidade. “A ideia foi provocar a reflexão sobre o contexto social brasileiro e as rotinas diárias da cidade do Rio de Janeiro”, explica Batman Zavareze.

Ao final dessa intensa experiência de trocas entre diferentes continentes e com a própria cidade do Rio de Janeiro, todos os projetos foram submetidos à análise de uma banca formada por Batman Zavareze (curador do Festival Multiplicidade), Paola Barreto (cineasta, pesquisadora e artista visual), Eliana Souza (Redes da Maré), Marina Veira (Tangolomango) e Evangelina Seiler (curadora independente). Desde novembro, a execução de cada projeto foi acompanhada pelos curadores, com reuniões semanais via videoconferência com os britânicos e brasileiros.

Confira os projetos:
Affective Map, Gambiarra Lab, Museum of Life Exchange, Rio Visível, Outros Registros, Trem Transcultural e Utopias.

SERVIÇO:
14 de Maio – Redes da Maré
Biblioteca Lima Barreto, Centro de Artes da Maré, Lona Cultural Herbert Vianna e Galpão Bela Maré

16 de maio – Coquetel de Abertura (Somente convidados)
Rua Dois de Dezembro, 63
19h as 22h

17 e 18 de maio – Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63
19h as 22h

19 de maio – Seminário Utopias
Rua Bitencourt Sampaio – Centro de Artes da Maré e Galpão Bela Maré
10h30 as 19h
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Espaços sujeitos a lotação.
Site: www.labcriativo.org

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -