- Publicidade -

Exposição “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” está em exibição no Américas Shopping

Publicado em:

O “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” desembarca no Rio de Janeiro pela primeira vez, a partir do dia 16 de julho, no Américas Shopping, no Recreio. A exposição mostra um pouco da cultura, do cotidiano e da tragédia que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas abruptamente pela fúria do Vesúvio, numa tarde do ano de 79 d.C. No dia 17 de julho, às 18h, será ministrada uma palestra inaugural pelo arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello. Um documentário sobre a história da Pompeia será exibido diariamente, no mesmo local da mostra, em três horários: às 13h, às 16h e às 20h.

Pompeia é considerada um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda a história humana. Reconhecida pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”, a cidade se mantém como um dos locais mais visitados de toda a Itália. Celebrando a rica trajetória dessa cidade e em comemoração aos 200 anos do início do trabalho sistemático de escavação arqueológica, a Maisur Musa Produções Culturais – com a consultoria científica do arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello e apoio cultural do IPHARJ, traz ao Brasil a fascinante história de Pompeia, sua arte, cultura e arqueologia.

A mostra reúne 91 peças originais, que datam de 200 a.C. a 300 d.C., e 87 peças entre réplicas e fac-símiles. A exposição visa recriar ambientes cenográficos e levar o visitante a descobrir como era o cotidiano da elite e da população de Pompeia e Herculano. Trata-se de um acervo particular de Maisur Musa, ainda inédito na América Latina.

Sobre Pompeia

A longa história de Pompeia começou no século VII a.C. e veio a ter seu fim em 24 de agosto (ou novembro) de 79 d.C. quando a erupção do vulcão Vesúvio devastou as cidades que ficavam mais próximas e a todos os seus habitantes, criando uma espécie de cápsula do tempo onde as casas, as pessoas e todos os seus pertences ficaram sepultados sob cinzas, lama e terra por séculos, até que em 1748 iniciaram as primeiras escavações arqueológicas.

Em Pompeia, bem como em Herculano, o vulcão além de destruir também soube preservar. Desde que se iniciaram as escavações, pelo Rei das Duas Sicílias, Ferdinando de Bourbon, os arqueólogos já descobriram milhões de artefatos e itens que revelam todos os detalhes da vida do povo Romano na época do desastre. Devido às circunstâncias, suas vidas foram imobilizadas pelo tempo de forma excepcional e, hoje, soma-se mais de 1.150 corpos de pessoas e grande número de animais que também foram descobertos.

Por circunstâncias únicas criadas pela erupção, foi possível “trazer de volta” a vida de muitos deles, pois as cinzas que os cobriram criaram cápsulas ocas em que as partes moles dos corpos se pulverizaram ou carbonizaram e as cavidades ao serem preenchidas com gesso revelaram com exatidão as posições, as formas e os traços fisionômicos daqueles que haviam morrido há cerca de dois mil anos.

O Vesúvio espalhou uma nuvem mortal de rochas, cinzas e fumaça a uma altura de mais de 30 quilômetros, cuspindo lava e púmice a uma proporção de 1,5 milhão de toneladas por segundo, e liberando no total uma energia térmica centenas de milhares de vezes maior do que a do bombardeamento de Hiroshima. Estima-se que 16.000 cidadãos de Pompeia e Herculano morreram.

Programação:
Documentário: transmitido diariamente às 13h, às 16h e às 20h
Palestra Inaugural: dia 17 de julho, às 18h, ministrado pelo arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello
Agendamentos de grupos em horários programados: consultar recepção ou e-mail maisurmusaproduçoes@gmail.com

Serviço:
Exposição ‘Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios’
Período: 16 de julho a 11 de setembro
Horário de visitação:
Segunda a sábado: das 10h às 22h
domingos e feriados: das 11h às 22h
Ingressos: permanentes e intransferíveis válidos para visitação, assistir documentários e palestras
R$20,00 inteiro
R$10,00 meia entrada*
*menores de 18 anos, estudantes, professores, funcionários escolares, idosos e pessoas com necessidades especiais.
Local: Américas Shopping – Piso L2 (Av. das Américas, 15.500 – Recreio dos Bandeirantes)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -