- Publicidade -

Ocupação “Que Tempos São Esses?” em homenagem a Bertolt Brecht no CCBB – RJ

Publicado em:

Brecht morreu em 1956, há sessenta anos. Suas perguntas e provocações permanecem inquietantes e carentes de respostas concretas. No mercado dos homens, o escritor de peças, mostra como o homem é tratado.

De 02 a 19 de setembro o CCBB RJ recebe a ocupação “Que Tempos São Esses?” em homenagem a Bertolt Brecht no ano em que completa 60 anos de sua morte. A ocupação multidisciplinar da Companhia Ensaio Aberto, com curadoria geral de Luiz Fernando Lobo, contempla exposição, performances, ciclo de leituras, oficinas, filmes e seminário internacional.

“Não há o que comemorar, como já disse Bernard Dort, Brecht ‘é rebelde a toda celebração’, contra qualquer possibilidade de canonização. Tornar Brecht um clássico imortal é imobilizar sua obra, é negar seu valor de uso”, afirma o curador Luiz Fernando Lobo.

Esta não é uma exposição sobre a vida e obra de Brecht. É um recorte sobre o pensador que intervém. O intelectual militante e a posição do artista na sociedade.

Nada é estático. Tudo se transforma. Performances ininterruptas com 14 atores da Companhia Ensaio Aberto fazem da exposição uma instalação viva. Um grande mosaico da teoria e práxis de Brecht. Afinal, um homem tem muitas possibilidades.

Seminário Internacional Brecht: valor de uso
Pesquisadores importantes de diversas regiões do Brasil e do mundo foram convidados a debater com o público a prática e teoria de Brecht, seu papel de vanguarda no momento histórico que atuou e sua importância como referência ainda hoje no fazer teatral. Em três dias de atividades, esses intelectuais irão exercitar a dialética na exposição de suas opiniões e na troca exclusiva com convidados internacionais. Estudantes, artistas e profissionais de ciências humanas terão oportunidade de convergir ideias e conceitos sem muita difusão em nosso país.

O evento conta com: Hans Werner Kroessinger, especialista em teatro documentário alemão; Felix Meyer-Christian, especialista em teatro político e fundador da Costa Compagnie conhecida pela metodologia da arqueologia do presente e do teatro documentário; Sebastian Kirsch professor de Estudos de Teatro da Universidade Bochum Ruhr- Berlim e membro do conselho editorial da revista alemã “Theater der Zeit”; Laura Brauer, membro da associação argentina de investigadores e críticos de teatro da Argentina (AINCRIT) e pesquisadora do teatro de Brecht e de Augusto Boal. Entre os nomes brasileiros estão Sérgio de Carvalho, professor e pesquisador de teatro, diretor da Companhia do Latão; Rafael Villas Boas, professor e pesquisador de teatro da UNB (Universidade Nacional de Brasília), integrante do coletivo de cultura do MST e especialista em AgitProp; e Luiz Fernando Lobo diretor artístico da Companhia Ensaio Aberto e do Armazém da Utopia

Ciclo de Filmes Brecht com curadoria de Luiz Fernando Lobo e Laura Brauer
Em parceria com Brecht Archive – Berlim
Durante sete dias serão exibidos vídeos de montagens históricas dos seus textos: espetáculos do Píccolo Teatro de Milano e do próprio Berliner Ensemble. O evento representa a volta dos tradicionais ciclos de filmes que aconteciam no CCBB-RJ. Esse material é inédito no Brasil e conta com as obras: Mãe Coragem, Baal, Fuzis da Senhora Carar, O preceptor e A verdadeira vida de Jonas Wenka.

Oficinas
Duas oficinas para artistas profissionais e alunos de teatro (atores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e diretores). Seleção por currículo.

Oficina de Sérgio de Carvalho – envio até sexta-feira 02/09 / divulgação da seleção segunda-feira 05/09

Oficina de Luiz Fernando Lobo – envio até segunda-feira 05/09 / divulgação da seleção quarta-feira 07/09

As inscrições devem ser feitas online via formulário do google: http://goo.gl/zqjexN

Ciclo de Leituras Isso É Luta de Classes

A programação do evento contempla 3 leituras dramatizadas de textos brechtianos abertas e gratuitas. Após cada apresentação será realizado debate entre os integrantes da Companhia Ensaio Aberto, um artista e/ou diretor convidado e o público presente com o objetivo de refletir sobre a obra do dramaturgo alemão e trocar experiências sobre o processo de pesquisa e ensaios das leituras.

“Que Tempos são Esses?” é uma realização da Companhia Ensaio Aberto em parceria com o CCBB, Brecht Archive e o Goethe Institut, tem o patrocínio da Multiterminais através da Lei de Incentivo de ISS.

Serviço:
“Que Tempos São Esses?”
Exposição, Seminário Internacional, Oficinas e ciclo de leituras – atividades gratuitas com distribuição de senhas
Ciclo de filmes – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os ingressos são vendidos 1h antes de cada sessão.
Data: 02 a 19 de setembro
Local: CCBB- RJ (R. Primeiro de Março, 66 – Centro)
Mais informações: www.armazemdautopia.com.br / (21)98909-2402

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -