- Publicidade -

Cristiano e Pedro Mascaro expõem fotos da tragédia ambiental de Mariana (MG)

Publicado em:

No dia 5 de novembro de 2015, às 15h30, uma gigantesca barragem de rejeitos de minério de ferro rompeu inteira sobre o povoado de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais.

Esse momento deu início à maior tragédia ambiental brasileira e ao mais grave acidente dessa natureza na história da mineração mundial. Dezenove pessoas morreram, a cidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, não existe mais e a lama vinda da barragem destruiu toda a vida existente ao longo de 650 quilômetros de extensão do rio Doce até o mar.

A história do desastre e de quem sobreviveu a ele foi contada nas páginas da revista piauí, em julho de 2016, através da reportagem de Consuelo Dieguez e das fotografias de Cristiano e Pedro Mascaro, convidados pela revista especialmente para essa cobertura.

Agora esse material poderá ser visto em tiragens de grande formato, que revelam em detalhes a extensão e gravidade desta tragédia humana e ambiental, na exposição A Lama: De Mariana ao Mar.

O registro fotográfico do percurso da lama feito por Cristiano Mascaro, acompanhado de imagens aéreas produzidas por Pedro Mascaro com um drone, evidencia que o dano ambiental é permanente e que a fotografia documental associada ao compromisso jornalístico de produção de informações são os instrumentos fundamentais para fazer a sociedade refletir sobre sua própria história.

O convite para essa reflexão acontece a partir do dia 21 de setembro, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

A exposição A Lama: De Mariana ao Mar é o resultado de uma parceria entre a revista piauí, o Instituto Moreira Salles e o Paço Imperial. A mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e estará aberta ao público até o dia 20 de novembro.

Serviço:
Exposição “A Lama: De Mariana ao Mar”
Visitação: 22 de setembro a 20 de novembro de 2016
de terça a domingo, de 12h às 19h
Local: Paço Imperial – (Praça XV, centro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -