- Publicidade -

Denise Cathilina ocupa Oi Futuro com fotogramas, negativos, imagens analógicas e digitais

Publicado em:

Professora do Parque Lage há 20 anos e uma das integrantes da geração 90, Denise Cathilina apresenta um resumo dos 24 anos de carreira em que investigou a imagem fotográfica individual na exposição “Denise Cathilina: Fotografia Expandida”, a partir de 20 de setembro, no Oi Futuro. A abertura para convidados será no dia 19 de setembro, às 19h30, no centro cultural no Flamengo.

Denise sempre explorou os limites e possibilidades da fotografia além dos usos e meios convencionais. Com curadoria de Alberto Saraiva, a mostra reúne fotografias que passam por várias técnicas e uma instalação com projeções televisivas e câmeras de segurança que exibirá imagens do próprio espectador. A ideia, segundo Denise, é propor um ambiente altamente fotografável, onde as pessoas poderão se ver de vários ângulos: “tenho explorado muito o universo das selfies, de como o autorretrato é usado, como as pessoas se colocam à frente de sua representação. Acho interessante pensar neste momento de grande circulação da imagem”.

A exposição ocupará duas galerias do Oi Futuro com 20 obras, entre fotogramas originais, fotografias impressas, negativos de 3×4 e digitalizações. O público poderá conferir décadas de desconstrução visual de uma artista que oferece imagens em numerosos suportes. “Denise não está interessada na consistência da forma, na objetividade, nas sombras e luzes, mas no experimento da fotografia como um todo. É uma das pioneiras no Rio”, comenta o curador Alberto Saraiva.

A carreira nas artes visuais começou aos 30 anos. Antes, Denise atuou como atriz, se formou como técnica em mecânica e chegou a entrar na Faculdade de Engenharia Cartográfica. Foi a primeira mulher a trabalhar na manutenção mecânica da Petroflex, fábrica especializada em borracha. “A tecnologia sempre foi do meu interesse. Na fotografia e nas instalações consegui trazer o gosto pela matemática e pelo abstrato”, diz.

Quando começou a testar os limites da imagem, Denise lembra que o gênero documental era muito mais valorizado do que a fotografia de experimentação. “O Oi Futuro foi um importante incentivador na história da fotografia-arte. Estou muito feliz com essa exposição, pois os espectadores vão poder analisar trabalhos de diferentes épocas e maneiras de produções, que refletem as transformações nesses últimos 20 anos. Um coquetel com todas as tecnologia disponíveis, desconsiderando os conceitos de obsolência e não diferenciando o low e o hight tech”, diz a artista.

SERVIÇO:
Exposição “Denise Cathilina: Fotografia Expandida”
Local: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Período de visitação: 20 de setembro a 13 de novembro
Horário de visitação: terça a domingo, das 11h às 20h.
Classificação etária: Livre
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -