- Publicidade -

Documentário “Marias” ganha trailer e terá sessão gratuita no Festival do Rio 2016

Publicado em:

mariasO documentário “Marias”, primeiro longa-metragem de Joana Mariani é uma jornada pelo feminino através das festas marianas da América Latina. A diretora Joana Mariani viajou pelo Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua acompanhando as festas das padroeiras desses países, todas Nossas Senhoras, observando as semelhanças e diferenças entre suas culturas e buscando vozes com grandes histórias para contar.

A força do feminino, desde sua capacidade de renovação, de proteção, até sua alegria, se revela em cada um dos relatos das mulheres e homens que levam Maria consigo até no nome. O resultado é um filme singular que demonstra que a figura de Maria é maior que qualquer religião.

“Marias” retrata o simbolismo e o poder do feminino, representado pela fé e devoção à Nossa Senhora na América Latina. O longa será exibido ao ar livre neste domingo, 9 de outubro, às 18h, dentro da programação do Festival do Rio 2016, na Praça Mauá/Boulevard Olímpico. A sessão ocorre a poucos dias do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comemorado em 12 de outubro. A estreia nos cinemas será no dia 17 de novembro.

“O filme surgiu de uma constatação: temos 24 países na América Latina, e todos eles tem como padroeira Maria,” relata a diretora Joana Mariani, que percorreu o continente e visitou várias festas dedicadas à Padroeira Maria. Reunindo depoimentos de personagens que carregam Maria na vida e no nome próprio, o documentário busca respostas para o questionamento: Por que para tantas pessoas, Maria tem tanta importância? ” ‘Marias’ se propõe a dar várias respostas, abrindo assim a conversa sobre os valores femininos e a valorização deles nos tempos atuais. Nossa Senhora é adorada e importante para a América Latina porque representa estes valores. O acolhimento, a compreensão, o cuidado, a crença. Em tempos de agressividade, os braços sempre abertos de Maria trazem alento”, explica Joana.

Rodado entre 2009 e 2013 em viagens pelo Brasil, Peru, Nicarágua, Cuba e México, o filme traz também o retrato da identidade dos países, que uniram suas raízes locais às influências dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, em um sincretismo não só religioso, mas também cultural e social.

“Marias” é uma produção Primo Filmes (de “Trinta”, “Estrada 47” e “O Cheiro do Ralo”) com coprodução da Mar Filmes, e foi patrocinado pela Sabesp, por meio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista 2010 – 2014 e dos mecanismos da Lei do Audiovisual.

Serviço:
Exibição “Marias”
Data: 9 de outubro
Horário: 18h
Local: Praça Mauá/Boulevard Olímpico.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -