- Publicidade -

Especial Filmes Franceses

Publicado em:

O filme francês tem seu lugar de destaque no mundo do cinema e isso não vem de agora. Pelo contrário, a força dessa indústria cinematográfica começou nos anos 20 com o realismo poético, passando pelos clássicos da nouvelle vague até os dias de hoje. Abaixo segue um pequeno especial onde relembro filmes, alguns recentes outros nem tanto, que me marcaram:

nem-parece-minha-irma_cartaz_220x283Nem parece minha irmã!

Comédia francesa que retrata as personalidades bastante diferentes de duas irmãs.

Por que ver? É um filme sensível, contrastante, divertido, bonito e real. Um filme que mostra a beleza do cotidiano de uma forma mais humana.

 

 

invasoesAs Invasões Bárbaras

À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien, seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.

Por que ver? Sequência de “O Declínio do Império Americano” de 1986, é uma história crua, triste, com ênfase nos diálogos. Deixa um vazio diante das circunstâncias.

 

skylabO verão de Skylab

Durante o aniversário de uma bisavó, toda a família se reúne na Bretanha. A festa marca o encontro entre as pessoas mais diferentes, que não se encontravam há anos, incluindo o tio traumatizado pelas experiências na guerra, a garota pré-adolescente que espera encontrar o primeiro amor, a tia que não suporta mais o imenso apetite sexual do marido, o tio de esquerda e um outro, de direita, o adolescente que deseja ser considerado adulto e mesmo um avô com tendências suicidas. Enquanto isso, a televisão anuncia a passagem do Skylab nos céus, um enorme satélite que pode se chocar com a Terra.

Por que ver? Uma comédia familiar deliciosa de ver! Faz relembrar momentos únicos de nossas vidas!

É o quinto filme dirigido pela atriz Julie Delpy, alias a cineasta decidiu aumentar a participação da sua personagem para homenagear a própria mãe.

claudelCamille Claudel

Inverno, 1915. Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditando que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul (Jean-Luc Vincent), implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade.

Por que ver? Um trabalho espetacular de Juliette Binoche!

O filme foi lançado no 70° aniversário da morte de Camille Claudel.

Rodado em em um verdadeiro hospital psiquiátrico, buscando dar um toque realista para sua história, contou com a participação de verdadeiros doentes mentais.

damaUma Dama em Paris

A estoniana Anne é contratada para cuidar de uma senhora de idade, a também estoniana Frida, que mora há muitos anos em Paris. Apesar de todo o esforço em trocar o seu país natal pela França, Anne é mal acolhida por Frida, que não quer ser ajudada. A única preocupação desta mulher é conquistar novamente Stéphane, seu antigo amante. Juntas, elas descobrem a amizade e o prazer de se sentirem novamente sedutoras.

Por que ver? O filme é inspirado em uma experiência pessoal do diretor Ilmar Raag.

O filme está longe de ter os clichês turísticos, a visão estrangeira da cidade não representava a “Paris de verdade”, segundo diretor.

outra-mulherA vida de outra mulher

Marie tem 40 anos de idade, mas quando ela acorda, um dia, ela acredita ter apenas 25 anos. 15 anos de sua vida se apagaram de sua memória. Ela acorda no início de uma longa história de amor, que na verdade acaba de terminar. Entre os transtornos desta nova realidade, ela terá apenas quatro dias para reconquistar o homem de sua vida.

Porque ver? Primeiro por que tem Juliotte Binoche no elenco (em uma atuação comovente, como sempre!), segundo por que mostra um olhar interessante do personagem criado especificamente para atriz.

2-dias2 dias em Paris

Marion e Jack formam um estressado casal, que vive em Nova York. Eles tentam recuperar o relacionamento viajando para Paris, a cidade-natal de Marion. Porém Jack enfrenta problemas, já que os pais dela nada falam de inglês e Marion volta e meia reencontra antigos namorados.

Porque ver? A química entre os protagonistas conquista o público!

pairsParis – Manhattan

Alice (Alice Taglioni) é uma mulher bonita e apaixonada pelo seu trabalho como farmacêutica, seu único problema é que continua solteira. Ela se refugia do mundo com a paixão por Woody Allen, chegando ao ponto de recomendar seus filmes às pessoas que procuram a farmácia em busca de algum medicamento e até mesmo conversar com o diretor, em seus pensamentos. A família de Alice insiste em lhe arranjar pretendentes, mas ela constantemente ignora os apelos da família para que se case. No entanto, o encontro com Victor (Patrick Bruel) pode mudar a sua vida.

Por que ver? Comédia romântica francesa com um quê de Woody Allen no roteiro.

bebeQual é o nome do bebê?

Com mais de quarenta anos de idade, Vincent vai ser pai pela primeira vez. Radiante, ele é convidado pela irmã e o cunhado para jantar, em companhia de sua esposa e de um amigo de infância. Enquanto a esposa não chega, os amigos começam a fazer perguntas sobre a paternidade, até chegar à inevitável questão sobre o nome do bebê. Quando Vincent finalmente anuncia o nome escolhido, o caos se instala na família.

Por que ver? O filme é uma comédia hilária francesa!

O filme é uma adaptação da peça de teatro de própria autoria dos diretores. Os atores também são os mesmos da peça de teatro, com a exceção de Charles Berling, o único novato nesta história.

delicadeza-do-amorA delicadeza do Amor

Nathalie é jovem, bonita, tem um casamento perfeito e leva uma vida tranquila, com tudo no lugar. Contudo, quando seu marido vem a falecer após uma acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Para superar os momentos tristes, ela decide focar no trabalho e deixa de lado seus sentimentos. Até o dia em que ela, sem mais nem menos, tasca um beijo em Markus , seu colega de trabalho e os dois acabam embarcando numa jornada emocional não programada, revelando uma série de questões até então despercebida por ambos, o que os leva a fugir para redescobrir o prazer de viver e entender melhor esse amor recém-descoberto.

Por que ver? É delicioso ver o desenrolar dessa comédia romântica um tanto promissora! O filme é delicadeza pura, do começo ao fim!

Audrey Tautou é um charme à parte! Alias, a beleza delicada da atriz tem tudo haver com a história.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -