- Publicidade -

Grupo La Fura Dels Baus vem ao Brasil com espetáculo M.U.R.S.

Publicado em:

O grupo de teatro catalão La Fura Dels Baus chega ao Brasil em novembro para oito apresentações, em São Paulo e Rio de Janeiro, do espetáculo interativo M.U.R.S., o primeiro smartshow do mundo. A turnê brasileira é resultado de uma parceria entre Cielo, Ministério da Cultura e Kabuki Produções, que viabilizou a vinda do grupo ao país.

Em São Paulo as apresentações acontecem entre os dias 11 e 14 de novembro no Ginásio do Ibirapuera. Já no Rio, o espetáculo será do dia 19 a 20 de novembro, no Armazém da Utopia.

Fundado em 1979, o grupo teatral catalão é reconhecido mundialmente pelo uso de técnicas que eliminam as barreiras entre palco e plateia. O grupo já realizou desde apresentações de teatro de rua até mega espetáculos – como por exemplo a abertura das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Na virada do ano 2000, mais de 20 mil pessoas acompanharam, ao vivo, o espetáculo “El Hombre del Milenio”, organizado pela companhia em uma das principais praças de Barcelona, marcando a passagem do milênio. As inovações desenvolvidas pelo grupo deram origem ao que hoje se chama de “linguagem La Fura”, que pressupõe o uso de diferentes técnicas dramáticas para atingir um “espetáculo completo”.

Com viés tecnológico, é um espetáculo tipicamente fuero, estética característica do grupo, que reúne diferentes recursos e técnicas teatrais em busca da chamada “performance total”. Isso se traduz em uma grande interação com o público e na adaptação do espetáculo ao lugar em que ele é apresentado através de um aplicativo para smartphones que proporciona a integração dos espectadores com o espetáculo. Por meio do app, a plateia será transformada em protagonista do espetáculo, dando vida aos habitantes de uma cidade futurista. O espetáculo acontecerá em cinco espaços, cada um ilustrando as características mais claras das cidades do futuro – as chamadas smart cities.

Cada apresentação terá capacidade para mil espectadores e a entrada é franca. Para democratizar a participação de todos, os smartphones poderão ser compartilhados, viabilizando o espetáculo, mesmo para quem não tenha o aparelho.

O uso da tecnologia é um dos grandes protagonistas de M.U.R.S., que terá projeções em vídeo, realidade aumentada e equipamentos que completam o espetáculo. Na concepção do show, o grupo La Fura Dels Baus contou com a colaboração de instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o departamento de Open Systems da Universitat de Barcelona.

SERVIÇO – M.U.R.S
São Paulo
Datas: 10 de novembro as 20h ,11 de novembro às 21h30, 12 de novembro às 20h, 13 de novembro às 20h e 14 de novembro às 20h
Local: Ginásio do Ibirapuera – Rua Manoel da Nóbrega, 1361
Capacidade: 970 pessoas por apresentação
Duração: 90 minutos
Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve.

Rio de Janeiro
Datas: 19 de novembro às 20h, 20 de novembro às 20h, 21 de novembro às 20h e 22 de novembro às 20h
Local: Armazém da Utopia – Orla Conde, Armazém 6 – Cais do Porto – Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 970 pessoas por apresentação
Duração: 90 minutos
Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -