- Publicidade -

Grupo Z de Teatro apresenta “Insone” no Teatro Municipal Angel Vianna

Publicado em:

De que forma aproveitamos o tempo de descanso com corpos que, muitas vezes, mantêm o ritmo frenético mesmo quando chega a hora de parar? Essa é uma das indagações que norteiam “Insone”, espetáculo que o Grupo Z de Teatro, de Vitória (ES), apresentará nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Municipal Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2010, “Insone” já foi apresentado em todo o país. A montagem tem como cenário um enorme colchão branco, rodeado pela plateia, por onde transitam quatro personagens angustiados pela rotina cansativa de suas vidas. Sonhos, pesadelos, insônia e estados de vigília são retratados, em uma narrativa não linear, mostrando o conflito entre a necessidade física do descanso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz.

Embora seja apresentado aparentemente sem um fio condutor, “Insone” utiliza a linguagem da dança-teatro para traçar um episódio social e comportamental do ser humano. No palco, o ritmo dos corpos, a iluminação e a sonoplastia dão a dimensão da velocidade do dia-a-dia.

“‘Insone’ nasceu da insônia de quem o fez, mas fala da insônia de todos nós, até mesmo da de quem dorme”, comenta Carla Dan der Berg, diretora e fundadora do Grupo Z de Teatro ao lado de Fernando Marques. “É um espetáculo que se apropria das emoções pessoais, da batalha travada entre o corpo e a insônia, do efeito da vida moderna na nossa vida. Toca em muitos pontos que incomodam e literalmente tiram o nosso sono”, completa.

Sob uma ótica caótica, “Insone” constrói o pano de fundo para a reflexão sobre os dogmas da sociedade de consumo e sobre qual é o papel do homem perante essa realidade, e o que fazemos para que esta situação, estilo de vida, não nos consuma por completo.

Nos dois dias da montagem, das 14h às 18h, o Grupo Z de Teatro apresentará a oficina “Do Chão ao voo, da Palavra ao Corpo”, com Carla Van den Bergen e Fernando Marques, diretores e fundadores da companhia. No workshop, a dupla compartilhará com os participantes sua experiência com o método de preparação corporal e de criação do espetáculo “Insone”, frutos da pesquisa dos 20 anos de existência da companhia. O objetivo é contribuir na formação de artistas e promover a troca entre estudantes e profissionais da área.

SOBRE O GRUPO Z DE TEATRO

Criado em 1996, o Grupo Z de Teatro é formado por artistas que acreditam na dança e no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagem que, em um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado a trajetória do Grupo Z: o trabalho em espaços diversos, o corpo como ponto de partida para a criação e o desenvolvimento de dramaturgia própria.

Serviço:
Espetáculo de dança “Insone”
Data: 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), às 20h
Local:Teatro Municipal Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino 115, Tijuca)
Entrada franca – distribuição de senhas a partir das 19h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 45 min.

Foto: Luara Monteiro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -