um-livro-para-ser-entendido E fazendo parte da nova geração de livros saídos de canais do YouTube está Um Livro Para Ser Entendido, de Pedro HMC, criador do canal Põe Na Roda. Com uma linguagem totalmente “internetês”, o autor se compromete em desvendar dúvidas e curiosidades do mundo LGBT.

Pedro decide fazer isso com diversos glossários e definindo tribos, tornando o livro uma compilação de informações dadas de forma didática, sem aprofundamento ou debate ideológico e sociológico. Por esse motivo, mesmo com suas letras coloridas e com o selo Outro Planeta desenhado com um belo arco-íris, todo o conteúdo parece ter sido feito “para héteros”.

Mas isso não torna Um Livro Para Ser Entendido ruim, apenas cria uma grande pergunta sobre a sua produção: “Era necessário?”. Suas 239 páginas parecem servir apenas como uma alegoria para os que não fazem parte da comunidade descobrirem o “novo” e o “diferente”.

E novamente, isso não é ruim. Apenas com conhecimento é que a sociedade poderá deixar de ter medo e preconceito, mas então surge a segunda pergunta: “O canal tem público para isso?” Entre piadas, Pedro não consegue deixar uma opinião forte sobre os assuntos, ignorando um público gay que realmente precisa se conscientizar sobre o meio em que vive.

Mesmo assim, Pedro HMC, talvez pelo seu histórico, que vai de colunista de humor da Folha de S. Paulo até roteirista do Furo MTV, consegue cativar o leitor com as suas histórias divertidas e seu jeito de escrever que se assemelha à uma grande conversa.

Nome: Um Livro Para Ser Entendido
Autor: Pedro HMC
Editora: Planeta
Selo: Outro Planeta
Páginas: 239

DEIXE UM COMENTÁRIO