- Publicidade -

8ª Semana dos Realizadores completa a programação deste ano com mostras de filmes e debates

Publicado em:

Depois de anunciar a seleção para mostra competitiva, Realizações do Rio e sessões especiais da edição de 2016, a Semana dos Realizadores completa a programação, com três novas mostras especiais e os Debates Semana-Petrobras. As novas mostras anunciadas são a Retrospectiva de Marília Rocha, a mostra Semana convida CachoeiraDoc — Com Mulheres e a Carta Branca a Patricia Mourão, que reúne filmes de artistas contemporâneos brasileiros.

Retrospectiva Marilia Rocha

Marília Rocha estreou sua primeira ficção em 2016, A cidade onde envelheço. O longa foi exibido em festivais como o de Roterdã, San Sebastián e Brasília, onde recebeu quatro prêmios, dentre eles o de melhor filme e direção. Marília vive e trabalha em Belo Horizonte e foi uma das fundadoras do centro de produção Teia, no qual permaneceu por dez anos. A Semana exibirá os 4 longas metragens da diretora, incluindo seu último trabalho.

Semana convida CachoeiraDoc — com mulheres

Semana convida CachoeiraDoc — com mulheres dá continuidade à série de programações convidadas de festivais relevantes de outros lugares do país. Neste ano o CachoeiraDoc, festival de documentários que acontece em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, apresentará uma mostra especial que foi curada coletivamente por curadoras mulheres, em torno de filmes de realizadoras. A programação dentro da Semana dos Realizadores tem curadoria de Amaranta Cesar, Yasmin Thainá, Janaína de Oliveira, Lis Kogan, Carla Maia, Ana Carvalho, Maria Cardozo, Mariana Porto e Marisa Merlo.

Carta Branca a Patricia Mourão

Desde a primeira edição, a Semana dos Realizadores tem tentado mapear e acolher a produção audiovisual brasileira independente voltada para investigações e experimentações de linguagens. Ao longo dos anos, por uma inclinação natural da Semana, as mostras competitivas apresentaram filmes realizados por artistas visuais que circulam, mais frequentemente, pelo espaço de galerias ou de museus. Nas edições mais recentes e, especialmente, a última, surgiu o desejo de pensar esse fenômeno um pouco mais concretamente, de ir em direção a aos filmes no lugar de simplesmente acolher aqueles que são inscritos. Por isso, convidamos Patrícia Mourão para programar duas sessões com filmes de artistas contemporâneos brasileiros.

Debates Semana-Petrobras

Já os Debates Semana-Petrobras são um convite a pensarmos junto da plateia. Serão dois encontros, que pretendem fazer uma reflexão sobre o atual momento das coisas em camadas diversas, integrando questões importantes da sociedade e chegando a uma reflexão sobre o próprio festival.

A Semana aberta: caminhos passados, escolhas presentes, possibilidades futuras, que acontece sábado, dia 26, às 11h, Aliança Francesa de Botafogo, será uma conversa iniciada pelos curadores Daniel Queiroz e Lis Kogan para que haja um diálogo sobre que foi construído na Semana até aqui e o que podemos pensar para seu futuro.

Por um cinema negro no feminino acontece domingo, 27, 17h45, no Espaço Itaú de Cinema, depois da exibição dos filmes Kbela, de Yasmin Thayná, e Amor maldito, de Adélia Sampaio. As cineastas e a pesquisadora de cinema negro Janaína Oliveira vão discutir o tema com a plateia.

Um dos principais festivais dedicados ao cinema contemporâneo no país, a Semana dos Realizadores conta com o patrocínio da Petrobras e da RioFilme, e terá sua oitava edição entre 23 e 30 de novembro no Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro, em Botafogo.

Serviço:
Semana dos Realizadores
Temporada: De 23 a 30 de novembro de 2016
Local: Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo)

Foto: Alile Dara Onawale

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -