- Publicidade -

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE EXPOSIÇÃO DE PINTURA BRASILEIRA DO SÉCULO 21

Publicado em:

Mostra A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela apresenta trabalhos realizados a partir do final dos anos 1990

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro exibe, de 14 de janeiro a 12 março de 2017, a exposição A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela, que apresenta 100 obras da produção recente de 36 pintores contemporâneos brasileiros. Sob curadoria de Bruno Miguel, a mostra é um recorte heterogêneo que mescla artistas já consolidados com outros menos recorrentes nas grandes exposições e busca revelar como a pintura é contaminada pelo pensamento de seu tempo e como prossegue viva comentando as questões do mundo atual. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

A mostra é dividida em nove temas – O individuo social; Narrativas outras; Em ruínas; Corpo Fim; O Belo e não; Imagem-margem-poesia; Habitat; Deus ex; e Transbordamentos –, que estabelecem relações subjetivas entre pintores surgidos a partir do fim dos anos 1990. “O fato de terem suas pesquisas desenvolvidas e afirmadas após o surgimento da internet não é um dado conceitual e sim um recorte curatorial para investigar um momento específico da história da pintura brasileira, da arte e do mundo”, explica o curador. Em cada tema, as questões são apresentadas a partir de contrastes e oposições, e o ritmo da exposição se desenha em processos híbridos de criação.

Em A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela, além do curador Bruno Miguel, que também participa da mostra como expositor, foram convidados a exibir o resultado de suas investigações e experimentações no campo da pintura contemporânea os artistas Alan Fontes, Alexandre Mury, Alvaro Seixas, Ana Elisa Egreja, Ana Prata, Bruno Belo, Bruno Dunley, Bruno Vilela, Caio Pacela, Camila Soato, Dalton Paula, Eder Oliveira, Fabio Magalhães, Gabriel Secchin, Gisele Camargo, Gustavo Speridião, Julia Debasse, Makh Hanamakh, Marcelo Amorim, Marcone Moreira, Mariana Leico, Mariana Palma, Marina Rheinghantz, Paloma Ariston, Paulo Almeida, Paulo Nimer Pjota, Pedro Varela, Rafael Alonso, Rafael Carneiro, Rodrigo Martins, Rodrigo Torres, Sidney Amaral, Thiago Martins de Melo, Victor Mattina e Vitor Mizael.

A mostra é uma produção de ADUPLA, formada por Anderson Eleotério e Izabel Ferreira, responsável por várias importantes publicações e exposições itinerantes pelo Brasil, como Athos Bulcão, Milton Dacosta, Carlos Scliar, Henri Matisse e Bandeira de Mello, entre outros.

Serviço:
Exposição A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4 (Av. Alm. Barroso, 25 – Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 14 de janeiro de 2017, sábado às 17h
Visitação: 15 de janeiro a 12 de março de 2017
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -