- Publicidade -

CCBB-RJ divulga programação de Fevereiro

Publicado em:

Nas próximas semanas, o CCBB Rio abre uma temporada de estreias e convida o público carioca a conferir de perto obras de Abraham Palatnik, Rafael, Ticiano, Renoir, Van Gogh, Picasso, Diego Rivera, entre outros; o mais recente trabalho de Jô Bilac e Monique Gardenberg que reúne no mesmo palco Marjorie Estiano e Debora Evelyn; além de uma seleção de 30 filmes em um painel sobre a geração de escritores e poetas do movimento de contracultura americano da década de 1940.

Exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura – 1/2 a 24/4

A obra de Abraham Palatnik (1928) caracteriza-se por uma qualidade inegável: permite não só observar as passagens do moderno ao contemporâneo, mas também reconhecer uma das primeiras associações entre arte e tecnologia no mundo. Esta exposição retrospectiva ultrapassa os limites da pintura e da escultura modernas, intenção que o artista manifestou claramente nos Aparelhos cinecromáticos, nos Objetos cinéticos e em suas pinturas, quando passou a promover experiências que implicam uma nova consciência do corpo.

ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP – de 08/02 a 10/04

A exposição tem como eixo central a representação da figura humana, tema que atravessa as diferentes coleções do acervo do MASP. Da celebrada coleção europeia, passando por acervos pré-colombianos, africanos, brasileiros e latino-americanos, a mostra enfatiza a pluralidade de aspectos que caracterizam a experiência estética ao longo do tempo, com peças da tribo de Yorubá (Nigéria), da cultura Chancay (Peru) e de artistas como Rafael, Ticiano, Renoir, van Gogh, Picasso, Diego Rivera, Burle Marx, Portinari, Djanira e Flávio de Carvalho.

Curadoria: Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio.

Música

MADRUGADA NO CENTRO – 18/2 – 23h

Em noite especial com o tema AMOR , o projeto recebe o show do grupo Não Recomendados, com participação especial de Johnny Hooker, além Festa LUV conduzindo as picapes da noite.

Cinema

OS MELHORES FILMES DO ANO 2016 – Até 6/2

Última semana para conferir os melhores filmes lançados em 2016, eleitos pelos membros da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) para fazer parte da programação da mostra, e rever grandes títulos que fizeram sucesso nas salas comerciais do Brasil.

GERAÇÃO BEAT – 8 a 26/2

Maior retrospectiva de filmes sobre a geração de autores de um dos mais importantes movimentos da literatura do século XX, que ajudou a revolucionar a linguagem, forma e conteúdo da escrita com elementos provocadores e personagens marginais.

A programação inclui curtas, médias e longas, documentários e ficções, e conta com filmes adaptados de algumas das principais obras literárias dos expoentes do movimento, bem como cinebiografias sobre os autores, obras em que eles tomam parte como atores, roteiristas, personagens, e algumas experimentações fílmicas inusitadas.

Teatro  
O PÃO E A PEDRA – Até 13/2 – 19h30

Novo espetáculo da Companhia do Latão, acompanha várias personagens do mundo do trabalho, em especial uma mulher operária que se disfarça de homem para melhorar de vida em meio à greve dos metalúrgicos de 1979 no ABC. Elenco: Beatriz Bittencourt, Beto Matos, Érika Rocha, Helena Albergaria, João Filho, Ney Piacentini, Rogério Bandeira, Sol Faganello e Thiago França. Dramaturgia e direção: Sérgio de Carvalho.

FLUXORAMA – Até 12/3 – 19h

Os dramas de quatro personagens que vivem situações-limite e tornam-se reféns do fluxo de seus pensamentos são o ponto de partida do espetáculo, dividido em quatro monólogos. Elenco: Emílio de Mello, Debora Evelyn, Luiz Henrique Nogueira e Marjorie Estiano. Direção: Monique Gardenberg. Dramaturgia: Jô Bilac

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS – A GUERRA DOS MUNDOS – 20/2 – 18h30

A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, adaptado por Daniela Pereira de Carvalho, com Juliana Galdino e direção de Roberto Alvim, é a atração final do ciclo. Logo após a apresentação teatral, a escritora e filósofa Marcia Tiburi comanda bate-papo com a atriz, o diretor e a dramaturga sobre a obra, precursora da ficção científica moderna, que causou pânico na população americana quando foi adaptada por Orson Welles para um programa da rádio CBS, em outubro de 1930.

Programa Educativo – Quarta a segunda, de 9h as 21h – Gratuito

O programa CCBB Educativo realiza, gratuitamente, visitas mediadas às exposições e atividades diversas para famílias, grupos e público espontâneo, além de atendimentos agendados para escolas, instituições e pessoas com deficiência.

Destaque do mês: “Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP”

Em sintonia com a exposição “Entre Nós”, que tem por tema central a figura humana, as ações educativas trazem um olhar poético e artístico sobre pinturas, esculturas, instalações e fotografias considerando todas as idades (bebês a adultos), provocando reflexões e curiosidades e descobrindo várias formas que temos de estar “Entre Nós”.

Biblioteca – Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Considerado um dos mais importantes acervos disponíveis em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais no Brasil, a Biblioteca conta com cerca de 160 mil volumes. Sala de leitura e espaço para literatura infantil estão disponíveis para o público que interessado em consultar o acervo no local. Empréstimos podem ser feitos mediante intercâmbio entre bibliotecas e convênios.

Exposições Permanentes

Galeria de Valores – Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.

O Banco do Brasil e Sua História – Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Composta por peças do acervo do Museu e do Arquivo Histórico, a mostra apresenta a História do Banco do Brasil de forma cronológica, num paralelo com a história financeira e econômica do país. Os quatro últimos módulos recriam, com mobiliário de época, o ambiente que abrigou a Presidência do Banco do Brasil no período de 1937 a 1960.

Mais informações:
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Quarta a segunda, de 9h as 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, de 9h as 21h ou ingressorapido.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -