- Publicidade -

“Janelas Abertas” estreia dia 8 no Canal Brasil com conversas sobre cinema

Publicado em:

Os diretores Felipe Nepomuceno e Pablo Giorgelli, argentino responsável por “Las Acacias” (2013), fizeram a mesma pergunta para 15 renomados diretores: o que é o cinema?. A partir disso, as conversas – que estarão em “Janelas Abertas”, a partir do dia 8 no Canal Brasil – relatam motivações, influências, ideias e sonhos que regem um set de filmagem. Ao longo de cada entrevista, os convidados falam da relação com a sétima arte, curiosidades dos sets e tudo que passa na cabeça deles durante a produção de um filme, além de imagens de arquivo.

No episódio de estreia, o mexicano Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar de Melhor Diretor pelo longa “Gravidade” (2013), fala sobre as influências de clássicos como “Ladrões de Bicicleta” (1948), de Vittorio De Sica, que viu acidentalmente na televisão ainda pequeno, e como sempre quis ser diretor. Cuarón faz parte dos novos mexicanos que arrebataram Hollywood nos últimos anos, ao lado de nomes como Guillermo del Toro e Alejandro Gonzalez Iñarritu. O diretor fala também sobre outras produções que dirigiu, como o elogiado “Y Tu Mama También” (2001), além de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) e “Paris Je T’Aime” (2006).

Na sequência, o americano Terry Gilliam recorda as produções “12 Macacos” (1995), icônico filme estrelado por Bruce Willis, e “O Teorema Zero” (2013), as inspirações para “Brazil: o Filme” (1985), e os hilários bastidores de “Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado” (1975), obra protagonizada pelo famoso coletivo britânico. Em seguida, Juan José Campanella, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo aclamado “O Segredo dos Seus Olhos” (2009), é o convidado. Ainda entre os prêmios, o filme também venceu o Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.

Há ainda entrevistas com Fernando Trueba (“Belle Époque”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”), Todd Haynes (“Eu Não Estou Lá”, quebra-cabeça biográfico de Bob Dylan), Diego Luna (“Y Tu Mama También”) e Hirozaku Koreeda (“Pais e Filhos”). Há ainda a presença de Jia Zhangke, expoente do cinema chinês, que ganhou um documentário sobre sua trajetória, assinado pelo brasileiro Walter Salles, “Jia Zhangke: Um Homem de Fenyang” (2014), e o músico David Byrne, que integrou a banda britânica Talking Heads e foi além da música, dirigindo o longa “True Stories” e tendo ganhado Oscar de Melhor Trilha Sonora por “O Último Imperador”.

“Janelas Abertas” – Canal Brasil
Estreia: domingo, dia 8/01, às 21h30
Horário: domingo, às 21h30
Horários alternativos: quinta, às 12h30, e sábado às 17h
Classificação: 14 anos

Convidados: 
Alfonso Cuarón (estreia) – 8 janeiro
Terry Gilliam – 15 janeiro
Juan José Campanella – 22 janeiro
Hirozaku Koreeda e Jia Zhangke – 29 janeiro
Fernando Coimbra – 5 fevereiro
Atom Egoyan – 12 fevereiro
Diego Luna – 19 fevereiro
Amat Escalante – 26 fevereiro
Sebastian Lelio – 5 março
Todd Haynes – 12 março
Fernando Trueba – 19 março
Bertrand Tavernier e David Byrne – 26 março
Santiago Segura – 2 abril

Foto: Divulgação

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -