- Publicidade -

Paula Klien estreia nas artes plásticas, em fevereiro, com individual em Berlim

Publicado em:

Após longos anos dedicados à fotografia, tendo alçado reconhecimento e consagração, especialmente, no circuito da moda, seja em campanhas e ou editorais, Paula Klien retoma uma de suas primeiras manifestações artísticas: o desenho e a pintura, paixões de infância, que, hoje, se materializam através de uma técnica bastante pessoal de pintura com nanquim. O resultado será apresentado em fevereiro, com abertura marcada para o dia 17, em sua primeira mostra de artes plásticas, intitulada “Invisibilities”, na aquabitArt gallery, em Berlim, localizada na Auguststrasse, endereço nobre onde ficam algumas das mais importantes galerias de arte do país. No total, a mostra vai apresentar dez grandes pinturas (1,14x83cm) em nanquim (Chinese ink) sobre papel, uma tela (1,80×1,48cm) utilizando a mesma técnica, dois backlights (46x36cm) com fotografias de pinturas com nanquim, e uma obra tridimensional pintada com nanquim e esculpida em espuma.

2- obra tridimensional de Paula Klien - creditos Paula Klien - WEB
Foto: Paula Klien

A admiração da artista pela estética alemã, ganhou desenvoltura, conceito e forma após sua imersão, em 2015, na escola de arte Kunstgut, de Berlim, com outros artistas de diferentes cantos da Europa. Não à toa que suas pinturas refletem tais predileções técnicas e estéticas, que se materializam de forma homogênea e elegante, trilhando, entretanto, linhas cruas e desprovidas de adereços, cara a arte germânica.

A objetividade e clareza, em consonância com a proposta líquida e invisível, formula a identidade da obra. Aliás, identidade é, talvez, o que mais salta aos olhos e se evidencia através dos quatorze trabalhos reunidos, que ganharam corpo e expressão a partir da fluidez do nanquim e de toda a imprevisibilidade da sua utilização, seja no espaço (suporte) ou tempo.

Segundo a artista,”O trabalho estabelece uma relação com os elementos que permeiam o tempo e sua inconstância. Reflete a falta de controle sobre os acontecimentos e anuncia a necessidade do improviso diante dos imprevistos. Mostra a possibilidade de escolha diante das opções, incorporando o jogo, a aposta e a surpresa nos resultados. Um abstracionismo lírico conceitualizado na intenção e no acaso, na energia e no destino. Um trabalho impregnado de fé”.

4- obra de Paula Klien - creditos Paula Klien - WEB
Foto: Paula Klien

A nebulosidade sempre foi uma inspiração para a artista, mantendo-a afastada da mediocridade da certeza. Daí, o gosto pela chuva e pelos dias cinzentos. Ainda em seu texto, ela diz: “Chinese ink, foi eleito para representar vagas manchas imprecisas e tudo que escorre sem que possamos agarrar em um mundo fugaz sem formas definidas. Material que interage, propõe, aceita contra-propostas, dá segundas chances e mostra caminhos. Fluido e, às vezes incontrolável, revela a vida como ela é. Em contra partida, no papel, superfície escolhida, fica a ideia da permanência, do antigo e do caligráfico. Da história que deixamos e do que fica”.

Embora seu nome esteja relacionado à fotografia, Paula Klien é uma artista multimídia com realizações anteriores em vários segmentos artísticos, como música e dança. Seu interesse pela fotografia começou com campanhas de moda e editoriais para lojas e revistas, passando para exposições e livros publicados de seus próprios projetos fotográficos, um veículo para suas criações. “Pessoas Me Interessam”, um livro de retratos lançado em 2014, foi seu último trabalho fotográfico.

A fluidez, tão viva em suas criações, ajuda, também, a responder o acaso de seus novos passos:”Como água eu escorro, e como água, movo em novas direções”, reflete Paula sobre seu novo momento.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -