- Publicidade -

Canto do Rio se apresenta no Teatro Municipal Gonzaguinha

Publicado em:

Neste sábado, dia 25 de março, haverá mais uma edição do Observatório Coral Carioca, que promoverá, até julho, palestras, oficinas e concertos sobre arte vocal e coral, no Teatro Gonzaguinha e no Centro Calouste Gullbenkian. De 9:30h às 16h, a cantora e arranjadora Regina Lucatto, que ajudou a fundar o célebre Garganta Profunda, vai realizar a palestra e oficina “O legado de Marcos Leite”, dissertando sobre a obra e a carreira do líder do grupo. Também será lançado o artigo “Afinal, coro infanto-juvenil, coro juvenil ou coro jovem?”, escrito por Patrícia Costa, especialmente para o projeto. Com entrada a R$1,00, o grupo Canto do Rio subirá ao palco do Teatro Municipal Gonzaguinha, às 17h, apresentando, com direção e regência de Paulo Malaguti Pauleira, arranjos vocais originais de alguns clássicos do antológico “álbum branco”, de João Gilberto, lançado em 73, apenas com voz, violão e uma leve bateria de Sonny Carr.

Em abril, o Observatório Coral Carioca prossegue com oficina, no dia 8, sábado, ministradas por Glaucia Mancebo e Zeca Rodrigues, e show do grupo Dá o Tom. No dia 29, será a vez de Reynaldo Puebla, que estará à frente da oficina Coro Cênico, com a apresentação da Associação de Canto Coral, às 17h. Até julho, renomados regentes e profissionais do canto estarão à frente das oficinas e palestras, como Carlos Alberto Figueiredo, Deco Fiori, Augusto Ordine, Danilo Frederico, Denize Vieira, André Protasio, Lincoln Andrade e Maíra Martins. No palco do Teatro Municipal Gonzaguinha, vão se apresentar ainda os grupos Bebossa Kids, São Vicente a Cappella, Pop Coro, Coral do Cepel, Subversos, Equale, Coral Infanto-Juvenil da Escola de Música da Rocinha e Corais Mirim Infantil do São Vicente.

Com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e coordenação e curadoria dos maestros Sérgio Sansão, Jonas Hammar e Carlos Alberto Figueiredo, o projeto consiste também no lançamento do site do Observatório Coral Carioca: observatoriocoral.art.br, já em pleno funcionamento, espaço virtual de encontro e intercâmbio entre aqueles que atuam junto a corais e grupos vocais, não apenas na Cidade do Rio de Janeiro, como também para além de suas fronteiras. Permitindo o cadastro de uma infinidade de grupos corais, cada qual disponibilizando suas informações artísticas, características, histórico e contatos, o site vai reunir também dez artigos temáticos inéditos, escritos por profissionais de renome, que serão lançados nos dias das oficinas e concertos.

O projeto vem reforçar, ainda, que, democrático e inclusivo em sua essência, o canto coral pode ser vivenciado por pessoas de todas as faixas etárias, diferentes níveis de conhecimento musical, pessoas experientes, ou sem qualquer experiência em música. Há grupos vocais e corais com as mais variadas propostas estéticas e artísticas e os mais variados objetivos: desde a profissionalização, até a prática desta linguagem musical como possibilidade de lazer, diversão, socialização, terapia e ampliação de conhecimentos.

Serviço:
Canto do Rio
Data: 25 de Março
Concertos às 17 horas, ingressos R$1,00
Local: Teatro Gonzaguinha ( Rua Benedito Hipólito, nº 125, Praça XI, Centro0
Eventos aos sábados, de março a julho de 2017
Oficinas e palestras 9h30 às 12 horas e 13h30 às 16 horas
Lançamentos dos Artigos às 17 horas

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -