- Publicidade -

Marco Nanini protagoniza UBU REI com direção de Daniel Hertz

Publicado em:

Protagonista da anárquica farsa escrita em 1896 por Alfred Jarry, “Pai Ubu” – um dos primeiros anti-­-heróis do teatro – Marco Nanini estrela a montagem que ainda marca o seu encontro com a Cia. Atores de Laura, dirigida por Daniel Herz.

Daniel Herz conta que Jarry utilizou muitas referências de Shakespeare em toda a sua obra. No caso de ‘Ubu’ existe a inspiração básica em ‘Macbeth’, com a figura de Lady Macbeth/Mãe Ubu, que induz o marido a conspirar contra o Rei e conquistar o poder. Longe da apolínea poesia shakespeariana, desta vez entram em cena elementos como o grotesco e o absurdo.

Quando estreou, em 10 de dezembro de 1896, o texto chocou a plateia francesa por conta de seus palavrões e da arrojada linguagem cênica, ao quebrar a solenidade e a pompa que dominavam o cenário teatral da época. Sob uma chuva de vaias, o espetáculo fez apenas duas apresentações e saiu de cartaz. Ao longo da vida, Jarry reescreveu a peça, que somente foi reconhecida pela crítica após a sua morte precoce, aos 34 anos.

Apesar de hoje ser considerado um clássico, anos mais tarde, ‘Ubu Rei’ seria considerado um marco na História do Teatro, tanto por sua estrutura dramatúrgica quanto por seu protagonista. O texto de Jarry é um ícone do Teatro Moderno e influenciou movimentos que viriam a seguir, como o Surrealismo, o Dadaísmo e o Teatro do Absurdo.

A montagem traz ainda a presença de Rosi Campos como atriz convidada que curiosamente, já interpretou o mesmo papel em ‘Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes’ (1985), montagem do Teatro do Ornitorrinco para a obra de Jarry, com direção de Cacá Rosset. Outros três atores se juntam aos Atores de Laura neste trabalho: Cadu Libonati, Tiago Herz e João Telles.

Serviço:
Ubu Rei no Teatro Oi Casa Grande
Temporada: 9 de março a 30 de Abril
quinta, sexta e sábado as 21h e domingo as 20h
Ingressos: https://goo.gl/xpbsz8
Local: Oi Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja A – Shopping Leblon)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -