- Publicidade -

Uma experiência única de diversão e espanto sobre a psiquê humana

Publicado em:

Está em cartaz, no SESC ginástico, centro do Rio, “Histeria”, escrito por Terry Johnson em 1933 e dirigido por Jô Soares. A peça conta, em tom farsesco uma visita do pintor surrealista Salvador Dalí ao consultório de Sigmund Freud. Há também uma jovem mulher, que revela seus traumas na frente do psiquiatra, e um médico, amigo de Freud.

Estas quatro personagens serão responsáveis por criar um clima próprio dos sonhos e dos delírios. São todos temas utilizados pelo autor para retratar esta intersecção dos universos estético ou artístico com o recente mundo da psicanálise: movimento surrealista, as teorias e a linguagem freudianas, a cura por meio da terapia, da fala. Até mesmo a perseguição aos judeus na Europa da primeira metade do século XX é usada para ambientar e também para dramatizar mais ainda a premissa da peça.

De fato, a peça se propõe a histeria e em alguns momentos a concertação de vozes do espetáculo parece um pouco caótica e até dispersiva da atenção do espectador. Mas o que à princípio, demonstra-se como confusão, sai da esfera do patético e entra na seara do inconsciente e da fala onírica. Para tal, a peça vale-se de recursos técnicos como as projeções, que acabam recuperando a atenção do público.

De toda sorte, Norival Rizzo e os demais atores estão em plena forma, propondo ao espectador uma experiência única de diversão e espanto. A fórmula proposta pelo espetáculo é agradável e válida, cabendo lembrar de que o texto possui várias camadas de interpretação, várias dimensões, que nos levam quase nos perder dentro de tanta história. Parte da trama é baseada em fatos reais, o que a torna uma verdadeira ode à expressão da psiquê humana.

Felipe Mury
Felipe Mury
Felipe Mury é ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras e bacharel em Direito pela UFRJ. Amante das Artes Cênicas, especializou seu olhar em relação ao Teatro, sendo uma ficcionado por Shakespeare e Brecht.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -