- Publicidade -

9ª edição do projeto Ocupação Poética acontece no Teatro Cândido Mendes

Publicado em:

Na segunda-feira dia 15/05, às 20h, o teatro do Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema, receberá a 9ª edição do projeto Ocupação Poética, dedicada ao grande poeta e letrista da música popular brasileira, Abel Silva.

Abel é responsável por clássicos do nosso cancioneiro, como “Festa do Interior” (grande sucesso na voz de Gal Costa), “Simples Carinho” (grande sucesso primeiro na voz da Maysa e depois regravado por Ângela Ro Ro), “Quando o amor acontece” (sucesso na voz do João Bosco), “Jura Secreta” (super hit na voz de Simone), entre outros.

Com leituras de parte de sua obra poética e interpretações de alguns de seus sucessos musicais, a noite contará com as participações especiais de ilustres amigos e parceiros do homenageado como o filósofo, poeta e letrista Antonio Cícero; o cantor e compositor Geraldo Azevedo; o poeta e jornalista Christovam de Chevalier; a poeta, atriz, cantora e dramaturga Elisa Lucinda; a atriz, escritora e jornalista Tessy Callado.

O próprio Abel, acompanhado pelo o violonista André Trindade Silva, mostrará algumas de suas inesquecíveis canções, incluindo “Só depois de muito Amor Eu Vou Embora”, a recente parceria dele com Geraldo Azevedo, que está no CD e DVD do show ao vivo O Grande Encontro 20 Anos, e outras inéditas que eles estão compondo atualmente! Tudo sob coordenação do poeta e jornalista Paulo Sabino, que também participa da homenagem.

Abel possui três importantes livros de poesias publicados, e em sua trajetória coleciona sucessos em parcerias musicais com compositores como Tom Jobim, Dominguinhos, João Donato, João Bosco, Moraes Moreira, e muitos outros. Em 2016 Abel lançou o álbum de canções inéditas “A Bel Prazer”, que traz parcerias com Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Francis Hime, e participações especiais de intérpretes como Simone, Zélia Duncan, Tereza Cristina, Fagner e Paulinho Moska.

“Estou feliz em participar de um encontro com leitores e colegas poetas e compositores num evento de respeito e amor pela literatura e pela música popular brasileira. Espero que haja surpresas com as presenças de parceiros e amigos, e dos desconhecidos que passarão a ser conhecidos!”, afirma o artista.

Com esta edição a série idealizada por Paulo Sabino estreia o seu terceiro ano consecutivo no Teatro Cândido Mendes. Sempre trazendo participações especiais em suas noites de “conversas com versos”, o projeto busca dar visibilidade à obra poética de importantes autores brasileiros de diversas vertentes e gerações. “Conheço há bastante tempo o site literário do Paulo Sabino e acompanho o entusiasmo, a competência e o conhecimento que ele tem das atividades literárias e musicais”, completa Abel.

Sobre o homenageado
Nascido em Cabo Frio, Abel Silva mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Poeta e professor de literatura, estudou Filosofia na Faculdade Nacional, hoje UFRJ. Nessa época morou no Solar, onde conviveu com Paulinho da Viola, Caetano Veloso e outros personagens que fizeram a fama criativa desta pensão carioca. Autor de inúmeros sucessos da MPB que ganharam voz através de grandes nomes como Elis Regina, Gal Costa, Fagner, Emílio Santiago, Maria Bethânia e outros, Abel é reconhecido por sua capacidade de escrever de forma simples, criativa e genial, e por seu bom-humor tipicamente carioca.

Tem lançados os livros de poesia “Berro em surdina” (2005, editora Rocco), “poemAteu” (2011, 7Letras) e “O gosto dos dias” (2014, 7Letras). E em agosto de 2016 Abel lançou o supracitado álbum de inéditas “A Bel Prazer”, com parcerias de Roberto Menescal, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Francis Hime, Sueli Costa, entre outros, e intérpretes como Simone, Zélia Duncan, Tereza Cristina, Fagner, Moska, entre outros.

Abel Silva ao longo de sua carreira como letrista reuniu parceiros e sucessos como “Festa do interior” (letra do Abel e música do Moraes Moreira, grande sucesso na voz de Gal Costa), “Brisa do mar” (letra do Abel e música do João Donato), “Jura secreta” (letra do Abel e música da Sueli Costa, grande sucesso na voz da Simone), “Quando o amor acontece” (letra do Abel e música do João Bosco, um grande sucesso na voz do próprio João), “Quando chega o verão” (letra do Abel e música de Dominguinhos, grande sucesso numa gravação do Dominguinhos com o rei do baião Luiz Gonzaga), “Simples carinho” (parceria com Tom Jobim, grande sucesso na voz de Maysa e mais tarde na voz de Angela Ro Ro), entre outros.

SERVIÇO
 9ª edição Ocupação Poética
Participantes: Abel Silva e convidados especiais
Local: Teatro Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema )
Data: 15/05
Horário: 20h
Entrada: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Vendas antecipadas na bilheteria
Classificação livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -