- Publicidade -

Conto japonês, “5 Centímetros por Segundo” mostra a vida como ela é

Publicado em:

A distância é uma das grandes vilãs contra histórias de amor. Ela pode começar só fazendo ambos conhecerem o significado de saudade, mas eventualmente pode ser a causa da dor de um rompimento. O filme de animação japonesa “5 centímetros por segundo” conta a história de Takaki Tonoo e Akari Shinohara. Eles se conheceram ainda crianças, quando compartilhavam o amor por livros. Quando cresceram perceberam que sua amizade poderia ser mais que isso, mas Akari se muda para uma cidade mais distante. Os dois trocam correspondências, telefonam e se veem às vezes, mas os encontros periódicos se tornam uma árdua jornada a cada vez que os dois se mudam para ainda mais longe um do outro.

O longa-metragem de 2007 é baseado no mangá de dois volumes escrito por Makoto Shinkai e ilustrado por Yukiko Seike. O nome completo do primeiro volume da obra original é “5 Centímetros por Segundo: Uma sequência de histórias curtas sobre a distância deles“, e conta com um visual que segue as estações como as emoções dos personagens. No longa, a arte rica e os ambientes naturais foram recriados com realismo, mesmo tratando-se de uma animação. A história é dividida em três partes: Cherry Blossom (Cerejeira), Cosmonaut (Astronauta) e 5 Centimenters Per Second (5 Centímetros por Segundo), cada um afastando e aproximando cada vez mais os protagonistas e os personagens secundários que sofrem os efeitos desse efeito magnético entre os dois.

A obra domina com maestria a arte de dar ao público falsas esperanças de seu final. É difícil prever o resultado de todos os erros e acertos na vida de Takaki e Akari, pois, a cada passo que dão, mudam completamente o rumo de suas histórias. O conto japonês é comovente e toca não só aqueles que viveram algo semelhante, mas também os que anseiam por uma paixão que ganhe o tempo. Assim, a história deixa a pergunta: será que nem mesmo o verdadeiro amor pode curar a dor da saudade?

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -