- Publicidade -

Dez comédias canastronas com escatologia ou não, para você se divertir

Publicado em:

“Na aula de química o professor pergunta quais as principais reações do álcool. Joãozinho responde: ‘Chorar pela ex, achar que está rico, ficar valente e pegar mulher feia.’ Essa piada pode não ter te feito rir, mas é um clássico exemplo de pequena história engraçada que limitam um roteiro de comédia canastrona, ou seja, aquela que não faz realmente rir, mas no fundo do seu âmago, provoca alguma reação positiva. Este tipo de comédia vem do termo “canastrão” usado para caracterizar atores que executam papéis sem habilidade ou mérito, mas que por terem cara de pau acabam fazendo um bom trabalho, mesmo que os filmes sejam tão ruins, acabam se tornando de certa forma, bons. Confira  abaixo dez comédias que mereceram a honra desse título.

SharknadoResponsável por fazer uma das perguntas jamais perguntadas da história: e se um tornado fizesse tubarões caírem do céu? A animação é ruim, o roteiro deixa muito a desejar e até as atuações não conseguem salvar esse longa. Mas o mais surpreendente é que seu sucesso o fez se tornar um clássico do gênero comédia sci-fi contemporâneo e é aclamado por ter começado uma série de filmes do mesmo tipo e reunir fãs para assistir tal desastre nada natural.

As Branquelas
Esse filme tinha tudo pra passar batido não só pelo público, mas até pela carreira dos atores que dela participam. Por outro lado, o Brasil é um grande fã desta comédia que conta a história de dois policiais negros que se disfarçam como duas patricinhas brancas para investigar um crime. O longa não teve uma boa recepção com exceção da turma de brasileiros que adora cada um das piadas, gifs e memes que saíram daí.

Segurança de Shopping
Se há uma forma de unir um filme pastelão com clássico da sessão tarde, Paul Blart: Mall Cop certamente consegue realizar essa proeza. Mas quando Kevin James viu a chance de ser o novo Adam Sandler das telonas, ele agarrou a oportunidade. Neste filme considerado o percussor de sua carreira, não há nada de inovador, mas como sempre, a internet consegue fazer qualquer produção se transformar em uma obra de renome. De “Segurança de Shopping”, a história de um funcionário que sempre sonhou em ser policial, mas encontra em seu shopping a oportunidade de defender o estabelecimento de um sequestro, a internet pôde retirar bastante material para eternizá-lo como uma comédia, no mínimo, respeitada.

Até que a Sorte Nos SepareÉ claro que tinha que ter algum filme brasileiro na lista. Em “Até que a Sorte nos Separe”, o personagem de Leandro Hassum encontra sempre encontra um modo de falir sua família inteira. Mesmo que a comédia siga uma linha que chega ao ridículo e clichê para alguns, há uma razão pela qual três filmes foram feitos: os cinemas sempre estavam cheio de pessoas que de fato apreciam o humor utilizado. Além disso, no terceiro filme, o protagonista faz o Brasil inteiro falir,e consegue entrar na categoria de sátira com alguns comentários sociais sobre a situação do país.

O Amor é CegoComédias do começo dos anos 2000 têm algo em comum: exemplificarem comédias canastronas como ninguém. Em “O Amor é Cego”, Hal (Jack Black) é hipnotizado para ver as pessoas como elas realmente são. Assim, ele se apaixona por Rosemary (Gwyneth Paltrow), mas não sabe que ela está bem acima do peso ideal. Soa como uma ideia meio batida, mas a comédia fez sucesso por ser uma história que tinha tudo pra ser clichê, mas como uma boa comédia canastrona, sai do clichê para conquistar risadas do público.

Austin Powers
Seguindo a febre de 007, histórias com agentes do governo foram surgindo. Em meio a tentativas falhas como Johnny English e o remake de Agente 86, havia Austin Powers. Este espião e detetive dos anos 1960 foi descongelado nos anos 1990 para derrotar seu maior inimigo da época, o Doutor Evil. O filme utiliza de vários tipos de piada, as baratas e de fácil entendimento, até trocadilhos, garantindo assim fazer rir tanto os que curtem esse tipo de humor, quanto os que tem outra forma preferida de se fazer rir.

Top Gang 2 – A Missão
Sequências são difíceis de se destacarem acima do sucesso de seu predecessor, e é por isso que a continuação de Top Gang se classifica em comédia canastrona. Ela tenta com tanta convicção repetir o humor do primeiro, que acaba dando certo. Desta vez, o aposentado Topper Harley (Charlie Sheen)  é pedido pela CIA que ajude a resgatar homens que partiram em missão para resgatar outros homens que também partiram para resgatar prisioneiros da Guerra do Golfo. Com uma sinopse, já bastante engraçada, a comédia flui naturalmente.

Superbad
Se tem um gênero que os americanos adoram explorar, é o de jovens americanos fazendo escolhas ruins no fim do ensino médio e começo da universidade. Em Superbad, o que soa como só mais um clichê desta categoria, acaba sendo uma divertida jornada sobre dois jovens que tentam dar uma festa regada à bebida em seu último ano da escola, mas cujas consequências desencadeiam uma série de eventos que o fazem entrar em pânico.

Com a Bola Toda
Pegue vários atores de sucesso dos anos 2000 e misture com uma comédia sobre queimado. Este é o tipico filme que as pessoas veem apenas uma vez, mas não se lembram o nome ou é difícil reencontrarem com ele, assim caindo no esquecimento. Peter La Fleur (Vince Vaughn) é dono de uma academia chamada Average Joe’, sua concorrente, a moderna ‘Globo’, cujo dono é White Goodman (Ben Stiller) quer compra-la para construir uma franquia, mas Peter não abrirá mão de seu espaço facilmente e os dois combinam uma disputa de queimado para decidir quem fica com o domínio do outro.

American Pie
Provavelmente o precursor do gênero que explora as decisões ruins de jovens em seus vinte anos foi American Pie. A franquia conta com oito filmes e entram no universo do “besteirol americano”. Contudo, pelo menos a primeira trilogia fez sucesso com a geração da época por colocar de forma absurdamente clara o que tantos garotos sentiam sobre perder sua virgindade. Sem mascarar ou colocar algum filtro romântico por cima, o filme mostra o medo e pressão que os homens sofrem nessa época de suas vidas, indo do comum ao absurdo para conseguir o que querem, e foi assim que conquistou o título de uma das maiores comédias canastronas do final dos anos 1990.

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -