- Publicidade -

Exercício P, de Pororoca e Piracema no Centro de Artes da Maré

Publicado em:

Exercício P, de Pororoca e Piracema é um mergulho de 11 jovens alunos do Núcleo 2 – Núcleo de Formação Continuada da Escola Livre de Dança da Maré no repertório, especialmente nos espetáculos Pororoca (2009) e Piracema (2011), e em procedimentos de pesquisa e criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, Exercício P, de Pororoca e Piracema estreia no dia 25 de maio, no Centro de Artes da Maré. A temporada segue até 11 de junho, de quinta a domingo, com entrada franca.

A coreógrafa Lia Rodrigues, sua assistente Amália Lima e os artistas da Companhia desenvolveram uma série de estratégias para que esse grupo de jovens experimentassem o material coreográfico e sobre este deixassem suas marcas. Como resultado, nasceu Exercício P, de Pororoca e Piracema, uma parte fundamental da formação em dança – atravessar uma experiência de pesquisa e criação.

O primeiro “exercício” criado por Lia Rodrigues e os alunos do Núcleo 2 foi Exercício M, de Movimento e de Maré, que estreou em 2013, também no Centro de Artes da Maré, foi apresentado em diversos espaços no Rio de Janeiro e chegou até a Ecoles Artistiques Municipales de Vitry-sur-Seine, em Paris, na França, com o apoio do Théâtre Jean Vilar.

Escola Livre de Dança da Maré
O encontro, em 2003, da coreógrafa Lia Rodrigues com a Redes de Desenvolvimento da Maré abriu novos horizontes para a consolidação das experiências de dança, democratização e ampliação do acesso à arte aos moradores da Maré. O estreitamento desta parceria possibilitou a abertura, em 2009, do Centro de Artes da Maré, sede da Lia Rodrigues Companhia de Danças e da Escola Livre de Dança da Maré, criada em 2011. Desde o início das suas atividades, mais de quatro mil pessoas assistiram aos eventos da programação do CAM e, anualmente, cerca de 300 alunos se inscrevem nas oficinas de dança e teatro.

A Escola, que é dirigida pela dramaturga e professora Silvia Soter e pela diretora e coreógrafa Lia Rodrigues, realiza um trabalho de caráter continuado, além de diversas atividades gratuitas, articulando dança, ações de formação e sócio educativas em torno de dois núcleos: um aberto à todos os moradores da Maré, de todas as idades, que oferece oficinas diversas frequentadas por mais de 200 pessoas por ano; e outro, o Núcleo 2, de formação continuada em dança que oferece a 15 jovens, selecionados através de uma audição, uma formação diária, prática e teórica, junto da Lia Rodrigues Companhia de Danças.

Lia Rodrigues Companhia de Danças
Criada em 1990, no Rio de Janeiro, a Companhia se mantém em atividade durante todo o ano com aulas, ensaios e apresentações do repertório, pesquisa e criação de novos espetáculos. Nestes 27 anos de trabalho, foram criadas performances e 19 espetáculos, entre eles os premiados Aquilo de que somos feitos (2000), Formas Breves (2002) e Encarnado (2005), a trilogia Pororoca (2009), Piracema (2011) e Pindorama (2013), e, mais recentemente, Para que o céu não caia (2016). A Companhia já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da Europa, Ásia, Américas do Norte e Sul.

SERVIÇO:
EXERCÍCIO P, DE POROROCA E PIRACEMA – Releitura dos espetáculos Pororoca e Piracema, da Lia Rodrigues Companhia de Danças.
Temporada: De 25 de maio a 11 de junho de 2017, quinta a domingo
Quinta, 18h | Sexta, sábado e domingo, 19h – ENTRADA FRANCA
Local: CENTRO DE ARTES DA MARÉ (Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda, Maré, terceira rua à direita depois da passarela 9 da Av. Brasil, sentido Centro-Zona Oeste)
Duração: 60 min.
Lotação: 120 pessoas.
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -