- Publicidade -

“O beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

Publicado em:

O coletivo OS QUERIDOS DE GUILHERME, formado a partir de Oficinas Práticas de Teatro no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, localizado na casa onde o célebre empresário e produtor musical morou, em Ipanema, apresenta a leitura dramatizada da peça “O BEIJO NO ASFALTO”, de Nelson Rodrigues, no dia 23/05, terça-feira, às 20h.

Com direção de Antonio Gonzáles, o texto será lido pelos atores do elenco do coletivo Queridos de Guilherme: André Martins, Francis Fachetti, José Carlos M de Mello, Juliana Sampaio, Rafael Millon, Rose Firmino, Simone Vidal, Stella de Paula, e contará com as participações especiais de dos atores Roney Vilella, Gláucio Gomes, Aline Angelli e Gabriel Braga.

Considerada uma das peças mais elogiadas da dramaturgia do autor, “UM BEIJO NO ASFALTO” foi escrita em 1960 e foi encenada pela primeira vez em 1961, tendo Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Fernando Torres no elenco original. A história se desenrola a partir de um ato de misericórdia do honesto e anônimo Arandir, que presencia o atropelamento de outro homem e, na urgência do socorro, atende a seu derradeiro pedido e lhe dá um beijo na boca antes que este morra.

Então Amado, um jornalista sensacionalista, e Cunha, um delegado corrupto, transformam o caso num escândalo e levantam suspeitas sobre a sexualidade e as intenções de Arandir, o que provoca uma crise entre seus amigos e familiares: Selminha, sua esposa, passa a duvidar do marido, apoiada pela postura ambígua de seu pai, Aprígio, sogro de Arandir. Enojada pelas matérias e pressões de Amado e Cunha, ela passa a rejeitar o marido, que vira um fugitivo. Isso dá oportunidade para que sua irmã, Dália, tente sair em defesa do cunhado e revele seu amor por Arandir, que acaba sendo assassinado num final surpreendente.

Leituras Dramatizadas
Esta leitura dá continuidade ao Ciclo de Leituras Dramatizadas das obras do autor Nelson Rodrigues, realizado pelo coletivo sob coordenação da atriz e diretora Rose Abdallah. O ciclo estreou em abril com o texto “Viúva, Porém Honesta”, que contou com as participações especiais de Tiago Lacerda e Rogéria, e seguiu em maio com “Mulher Sem Pecado”, dirigida por Filomena Mancuzo.

Em junho foi lido o texto “Os 7 Gatinhos” com as participações de Tonico Pereira, Cristina Pereira e Igor Cotrim, e em julho “Valsa Nº6”, com participação de Guta Stresser. Em agosto, mês dos jogos olímpicos Rio 2016, o coletivo realizou uma encenação das crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol, paixão do autor, reunidas no livro “À Sombra das Chuteiras Imortais”, de Ruy Castro. No mês de setembro foi lida a peça “Senhora dos Afogados”, com direção de Martha Ribeiro e participação de atores convidados do projeto de teatro performativo da UFF, seguida, no mês de outubro, pelo texto “Boca de Ouro”, com as participações de Thiago Lacerda, Vanessa Gerbelli, Juliana Martins, Gustavo Ottoni e Paulo Sabino.

No final de novembro, encerrando o ano de 2016, o coletivo apresentou a leitura de “Anjo Negro”, com direção de Daniel Dias da Silva, e as participações de Marcus Liberato, Vanessa Lóes, Anna Paula Black, Damiana Inês, Stella Freitas, Cirilo Luna, Pablo Ramoz e Paulo Sabino. Para abrir o ano de 2017, o coletivo fez a leitura de “A Serpente”, sob direção de Rose Abdallah, e na sequência, em março, foi lida a peça “A Falecida”, sob direção de Alexandre Lino. Em abril foi realizada a leitura de “Bonitinha, Mas Ordinária”, sob direção de Roberto Lobo.

E no início de maio o grupo convidou os atores Daniela Fontan, Márcia do Valle, Viviane Oliveira, Pablo Ramoz, Luciano Vidigal e Mauro Marques para, sob direção de Zé Alex, realizar a leitura de um clássico de Gianfrancesco Guarnieri, “Um Grito Parado No Ar”. Com este texto os QUERIDOS DE GUILHERME abriram espaço para obras de outros autores em meio ao ciclo de leituras dramatizadas das 17 peças de Nelson Rodrigues, que o coletivo realiza mensalmente no espaço desde abril de 2016.

SERVIÇO:
Leitura Dramatizada de “UM BEIJO NO ASFALTO”, de Nelson Rodrigues
Local: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo (Rua Redentor, 157 – Ipanema)
Data: 23 de maio (terça-feira)
Horário: 20h
GRATUITO (sujeito à lotação)
Classificação livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -