- Publicidade -

“O Dia do Atentado” segue uma linha tênue por trás de sua construção

Publicado em:

O nome do diretor Peter Berg está virando um sinônimo de filmes que enaltecem o patriotismo americano. Junto com o ator Mark Wahlberg eles fizeram o drama de guerra “O Último Herói” sobre a missão dos Navy Seals no Afeganistão, além de “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo” sobre os 126 trabalhadores presos durante uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México. São histórias que retratam momentos reais, onde o ser humano é colocado em situações extremas e precisa encontrar forças para continuar e superar as dificuldades, isso fica mais evidente ainda na nova parceria da dupla, o drama “O Dia do Atentado”.

Retratando a história real do atentado na maratona de Boston em 2013 e a frenética caçada aos terroristas que a causaram, o filme é respeitoso na maneira de contar à história que ainda é muito recente na memória de todos nós, e em especial dos americanos que tem todos os motivos para se emocionarem com o filme. Esse que é um elemento muito bem utilizado por Peter Berg que consegue equilibrar a carga emotiva no roteiro, a ponto de não deixar o expectador desconfortável.

Trazendo um ponto de vista mais observacional à história, o diretor opta por utilizar algumas filmagens originais do acidente que acabam se integrando perfeitamente com as cenas criadas no filme. Além de apresentar escolha arriscada na identidade visual, com uma câmera tremida que pode demorar ao público se acostumar, mas quando isso acontece nós percebemos que essa escolha foi a mais correta para o filme.

Outro fator interessante que encontramos no roteiro escrito por Matt Cook, Joshua Zetumer e pelo próprio Berg, são as criações e desenvolvimentos dos personagens, eles não são estereotipados, parecem pessoas reais lidando com essa terrível situação. Isso pode ser visto com mais clareza na interessante linha tênue por trás da construção dos terroristas, que não são humanizados pelo roteiro, mas que pela maneira que a história é contada você acaba criando certa empatia por eles.

Uma surpresa é que o ator Mark Walberg acaba não sendo bem o astro do filme, ele tem momentos que precisa trabalhar bem sua atuação e ele funciona em especial graças a sua identidade com a cidade Boston, mas ele não é sozinho o fio condutor dessa história. O elenco é grande e muito talentoso com atores como J.K Simmons, Kevin Bacon, John Goodman, entre outros nomes, e a todos esses personagens é dado o tempo de tela suficiente para o público se importar com eles e com o seu arco dentro da história.

Com isso “O Dia do Atentado” é mais do que um filme sobre o atentado terrorista, é um filme que faz justiça sobre as pessoas (heróis e vítimas) que em momentos de tragédia superam as diferenças para trabalhar juntos com o mesmo propósito. Apresentando uma mensagem muito importante e atual, sobre superação, força de vontade e união, que são refletidas nas ações dos moradores da cidade de Boston.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -