- Publicidade -

Comédia francesa, “Julho-Agosto” aborda os dilemas da adolescência

Publicado em:

O que duas irmãs adolescentes podem aprontar juntas nas férias em família? É o que Laura (Luna Lou), de 14 anos, e Josephine (Alma Jodorowsky), de 18, vão mostrar no filme “JULHO – AGOSTO”, de Diastème, que estreia dia 13 de julho no Brasil. O descanso merecido e esperado das duas garotas ganha ares de aventura quando a mais velha das irmãs se mete em confusão e cabe a mais nova tentar ajudar. O longa ainda aborda a relação familiar das filhas com seus pais separados: a mãe, que esconde a terceira gravidez, e o pai, um solteirão convicto.

– Eu comecei a escrever o longa alguns anos atrás e deixei numa gaveta. Senti vontade de recuperar a história pelo prazer que tenho em fazer comédia, um gênero que gosto muito, mas que, às vezes, não é tão bem tratado. Pedi para Camille (Pouzol) me ajudar a escrever o roteiro para dar ao texto uma perspectiva feminina. Eu queria evocar a adolescência, desde o momento em que a criança vira um adolescente até quando o adolescente vira um adulto. Eu também queria falar sobre família, concentrar em relacionamentos românticos, capturar ternura entre personagens, trabalhar em algo doce e gentil, cercar-me de personagens que realmente amo – analisa o diretor.

Diastème revela ainda que se enxerga em praticamente todos os personagens do filme. “Todos nós nos conhecemos pessoas que pensávamos estar bem estabelecidas na vida e, de repente, se encontram à beira do desastre”. O diretor conta também que a sobrinha foi uma das inspirações para compor a protagonista Laura. “Eu a nomeei em homenagem a minha sobrinha. Ela é como as crianças que observo há alguns anos ao meu redor: eu amo a liberdade deles e como eles podem ser “malucos” nessa idade. Ela tem 14 anos, mas, fisicamente, não é muito grande para a idade”, diverte-se.

Segundo ele, o processo de escolha do elenco foi, definitivamente, a parte mais difícil do projeto. “O diretor de elenco Michaël Laguens e eu decidimos que não faríamos um teste de seleção aberto porque havia muito diálogo. No fim das contas, eram 25 crianças para o papel de Laura, por exemplo, e Luna foi uma das primeiras a ser entrevistada. Eu nunca vi tanto talento em uma atriz! Ela teve uma grande quantidade de texto em várias cenas e várias tomadas e nunca cometeu um único erro. Ela era exatamente o personagem que escrevi”, elogia o diretor.

O diretor brinca também com o fato dos mais velhos se comportarem, muitas vezes, como crianças grandes, exatamente como os adultos do filme. “Isso é o que me agrada nos meus personagens. Eu acho fantástico que pessoas aos 50 anos usem tênis e saiam por aí bebendo. Quando eu tinha meus 15, os adultos de 50 já eram considerados velhos que usavam trench coat e trabalhavam em bancos”, conclui.

SINOPSE:Só de estarem juntos, a convivência entre adolescentes e adultos pode ser desesperadora, imagine em uma viagem familiar. Laura e Josephine, duas irmãs de 14 e 18 anos, dividem as férias entre a mãe grávida, em julho, e o pai solteiro, em agosto. Um verão de confusões, encontros, descobertas e reconciliação.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -