- Publicidade -

Decreto municipal reconhece trilha Transcarioca no Rio de Janeiro

Publicado em:

A trilha Transcarioca, com 180 quilômetros de extensão, que vai do Morro da Urca até Barra de Guaratiba, cruzando áreas verdes e unidades de conservação na cidade do Rio de Janeiro, foi reconhecida como corredor ecológico pela prefeitura municipal. Com isso, ela passa, oficialmente, a ser a maior trillha urbana da América Latina.

Pelo menos 40 dos 180 quilômetros ficam dentro do Parque Nacional da Tijuca. O trecho está totalmente conservado e sinalizado, num trabalho que envolveu servidores da unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e grande número de voluntários que atuam no parque.

O coordenador de Uso Público do ICMBio, Pedro Menezes, elogiou a iniciativa da prefeitura e disse que a trilha vem se consolidando cada vez mais como opção de lazer, esporte e turismo na natureza para cariocas e visitantes da cidade. “A Transcarioca é uma construção coletiva e faz parte dos nossos esforços de oferecer à sociedade um meio ambiente equilibrado, direito de todos previsto na Constituição brasileira”, diz ele.

Menezes foi o primeiro a lançar a ideia de criação da trilha. A proposta, apresentada em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho, publicado em 2000, foi baseada em exemplos bem sucedidos de trilhas de longo curso, como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia).

A implantação, que durou anos e envolveu mais de mil voluntários e dezenas de reuniões, oficinas e ações de manejo, ganhou força com a instituição do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, em julho de 2011.

Hoje, a trilha é considerada modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, funcionando como ferramenta de desenvolvimento sustentável, por meio do ecoturismo e educação ambiental, em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta de montanha.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -