- Publicidade -

Evento internacional de música de câmara acontece na Cidade das Artes

Publicado em:

A música clássica resiste aos tempos de crise e retorna para a VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. A programação faz residência na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 21 e 26 de junho. O evento criado pela pianista Simone Leitão promove uma série de concertos, masterclasses e workshops, com ingressos entre 15 e 30 reais.

A Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, também conhecida como Rio Music Week, traz os jovens músicos de destaque no século XXI. Entre eles, o pianista Cristian Budu, primeiro brasileiro a vencer o Prêmio Clara Haskil, o mais importante do mundo no instrumento; a violoncelista sérvia Maja Bogdanovic; o violinista israelense, radicado nos EUA, Giora Schmidt; e o violista mexicano Alexander Buck.

Quem também marca presença são os novíssimos talentos brasileiros, como Thierry Lucas, violoncelista goiano, de 21 anos, que inicia estudos na Manhattan School of Music em agosto; Joice Coutinho, violista mineira, de 20 anos; e Bruno David, violoncelista potiguar, de 18 anos, são alguns nomes que participarão do festival.

A ideia de dar destaque aos jovens músicos brasileiros veio da criadora, Simone Leitão: “Esses jovens vêm resistindo a todas as crises, a tantos problemas, fechamento de orquestras, e mesmo com as dificuldades, continuam acreditando na profissão e desempenhando essa arte da melhor forma possível. Eles trazem a força para continuarmos”, afirma a pianista, que também assina a direção artística e se apresenta no concerto de pré-abertura e nos dias 21, 22, 23, 24 e 27 de junho.

No programa, destaque para a homenagem ao compositor e violoncelista brasileiro Alceu Bocchino por seu centenário, entre outras peças. As obras de câmara do século XXI serão apresentadas pelo grupo carioca Abstrai, especializado em música nova. Os brasileiros Roberto Vittorio e o Grego Phivos-Angelos Kollias são destaques.

Em sua 6ª edição, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro tem patrocínio do Itaú e da CCR através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e a apoio institucional da Cidade das Artes. Conheça a programação completa no site: http://www.riomusicweek.com/iv-semana-internacional-de-musica-de-camara-do-rio-de-janeiro

 

 

Serviço
IV Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro
Data: 21 a 26 de junho
Horário: 21 a 23 de junho – 21h l 24 de junho – 18h e 20h l 25 de junho – 20h l 26 de junho – 10h
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes ( Av. das Américas, nº 5.300 – Barra da Tijuca)
Ingressos: R$30 (inteira) l R$15 (meia)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -