- Publicidade -

“Tudo é Irrelevante” – Um retrato de Helio Jaguaribe

Publicado em:

“Tudo é Irrelevante”, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, estreia nesta quinta, dia 22 de junho. O documentário tece um retrato de Helio Jaguaribe, um dos mais destacados intelectuais públicos brasileiros, e de uma geração de intelectuais que foi fundamental para pensar o Brasil e ajudar a recriar a abertura política e a democracia após a ditadura militar. Traçando mapas culturais e afetivos, o filme expõe a trajetória de Helio Jaguaribe tendo como pano de fundo as transformações culturais do Brasil e do mundo ao longo do século XX até o presente.

Ao longo do último século, os intelectuais públicos tiveram um papel destacado na compreensão das questões da modernidade. Escrevendo em jornais, atuando em institutos de ensino, promovendo debates, engajando-se em polêmicas ideológicas e arquitetando projetos nacionais, os intelectuais públicos desejavam utopias do futuro, modernidades alternativas e uma sociedade mais igualitária e justa. Entre os embates da esquerda e da direita, estes intelectuais públicos formavam a “cidade letrada” que questionava, propunha e dava a pauta do que era o debate intelectual.

No Brasil, esta cultura letrada teve forte compromisso com a invenção da nação. Uma geração de intelectuais que merece ser registrada como parte fundamental da nossa história e da formação da nossa identidade. Pensadores que começaram a expor sistematicamente suas ideias a partir dos anos 50, onde criaram uma íntima associação entre o projeto de desenvolvimento econômico e social e o projeto de afirmação da nacionalidade brasileira. Se hoje somos um país mais democrático marcado pelo popular-midiático, também resultamos dos sonhos e aspirações destas gerações de pensadores.

Essa geração está hoje nos seus adiantados 80 anos e portanto tivemos praticamente a última oportunidade de registrá-la. O filme conta com depoimentos e relatos de intelectuais e personalidades do cenário cultural latino-americano como Aldo Ferrer, André Lara Resende, Antonio Cícero, Candido Mendes de Almeida, Celso Lafer, Fernanda Montenegro, Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, Israel Klabin, Jorge de Souza Hue, Luis Carlos Bresser Pereira, Marcus Azambuja, Maria Alice Rezende de Carvalho, Maria Clodes Jaguaribe, Maria da Conceição Tavares, Oscar Lorenzo Fernadez, Roberto Paulo Cesar de Andrade, Sérgio Paulo Rouanet e Zuenir Ventura. A presença de tantas personalidades importantes em diversas áreas mostra a diversidade do pensamento de Helio Jaguaribe.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -