- Publicidade -

D.P.A. – Detetives do Prédio Azul: Um episódio estendido da série

Publicado em:

Os programas de TV direcionados ao público infantil são velhos conhecidas do telespectador brasileiro. Surgiram praticamente junto com o aparecimento dos aparelhos de TV no Brasil, com Gurilândia na TV tupi e desde então, muitos fizeram sucesso. O Brasil é um grande produtor de novelas e a fórmula desde muito cedo foi adaptada para o público infantil, tendo alguns produtos de muito sucesso ao longo da história. O sítio do Pica mau Amarelo sendo talvez o primeiro dele.

Chaves, Carrossel, Chiquititas, Caça Talentos, No mundo da lua, Castelo Rá-Tim-Bum…a TV aberta ao longo dos anos 80 e 90 explorou em profusão na sua grade de programação o formato que chegou, com o fim da transmissão da programação infantil na maioria dos canais abertos, às Tvs a cabo direcionadas ao público infantil, como é o caso de Gloob. D.P.A. – Detetives do Prédio Azul é a primeira produção original do canal Gloob, sendo exibido desde a estreia do canal em 2012.

O programa é, com certeza, um dos queridinhos do público infantil assíduo do canal. A fórmula que se utiliza de aventuras e mistérios vividos por amigos de infância tem sido sucesso na TV e no cinema já há algumas gerações e era questão de tempo para que ela saísse das telas e ganhasse o cinema.

Três amigos que são vizinhos e vivem as voltas com a implicância da síndica e uma série de acontecimentos misteriosos que rondam o prédio onde moram, o prédio azul. O enredo da série é simples, mas cheio de possibilidades. A princípio parte da história girava em torno das suspeitas de que a tal sindica fosse uma bruxa, a ideia de acrescentar à história tons de magia, definitivamente, dá certo e assim a série chega aos cinemas explorando o universo mágico que foi abraçado pelo enredo.

Leocádia, vivida por Tamara Taxman, é a síndica do prédio e uma bruxa, que vive pegando no pé das crianças. Ela resolve dar uma festa convidando parte da comunidade mágica que conta com a presença de Mariana Ximenes, Suely Franco, Ailton Graça e Otávio Muller como alguns dos bruxos convidados. Após a festa alguns acontecimentos estranhos colocam os detetives em ação. Um feitiço parece ter caído sobre a síndica e sobre o prédio, que agora corre o risco de ser demolido. Assim começa a aventura dos meninos que saem pela cidade atrás dos bruxos em busca de respostas.

A premissa do filme é bem simples e a história que reúne aventuras infantis e um mundo mágico, é sem dúvida promissora. O filme tem elementos que agradam o público infantil, mas a maneira como a história é contada acaba por deixar de fora aqueles que não têm acesso ao canal, já que a história começa assim meio jogada na tela, como mais um episódio do seriado, sendo essa, talvez, a maior falha do filme. É um filme que dificilmente vai agregar à série, um novo público. Apesar de ser possível acompanhar a história, muito se perde no pressuposto de que o expectador já conhece a história e os personagens fazendo com que o roteiro seja, nesse sentido, bastante problemático.

Já os fãs da série, vão curtir o filme que ganha fôlego ao tirar Pipo (Pedro Henrique Motta), Bento(Anderson Lima) e Sol (Letícia Braga) do prédio e levá-los para novas locações pela cidade. A presença de muitos elementos mágicos, com efeitos especiais simples e até bonitinhos, e também os novos personagens tornam o enredo mais dinâmico.

O filme, entretanto, não é muito mais do que um episódio estendido da série, sem muitas novidades narrativas e com pouco apelo cinematográfico. Funcionaria muito bem como um episódio especial de fim de ano. Roteiro simples e que exclui aqueles que não são fãs da série, direção pouco criativa e atuações condizentes com a proposta. Uma bela diversão para sessão da tarde. O que é uma pena, já que o cinema nacional voltado para o público infantil há muito carece de produções que nos remetam aos bons e velhos de tempo de Os trapalhões e as minas do rei Salomão e Lua de Cristal, que fizeram essa conexão entre a TV e o cinema, produções que apesar de não serem ícones de qualidade cinematográfica são referências de cinema infantil para toda uma geração.

Foto: Daniel Chiacos

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -