- Publicidade -

Dia Mundial do Rock: filmes e trilhas sonoras que marcaram época

Publicado em:

Há 32 anos atrás, no dia 13 de julho de 1985 era realizado o icônico megaconcerto beneficente Live Aid, que reuniu um grande número de artistas realizando apresentações simultâneas nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Austrália e Japão, com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. O evento organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure contou com apresentações de Queen, U2, The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Phil Collins – que chegou durante o evento a voar de Londres para os Estados Unidos na intenção de realizar seu show em dois lugares diferentes – entre outros grandes nomes da música mundial. O show reuniu mais de 200 mil pessoas, e estima-se que eles foram assistidos ao vivo por mais de 1,5 bilhão de telespectadores de mais de 100 países.

Se o evento já não fosse importante o suficiente, nós brasileiros temos mais um motivo para ficarmos empolgados, isso porque na época duas das rádios mais populares de Rock na cidade de São Paulo ficaram impressionadas com o megaconcerto e decidiram dar voz ao esforço e passaram a celebrar anualmente no Brasil o “Dia Mundial do Rock”.

Esse é um dos maiores exemplos do poder do Rock na cultura mundial, influenciando e moldando gerações. Preparamos para vocês uma lista dos filmes mais legais com a temática Rock ou com as melhores trilhas sonoras de Rock para ajudar você a balançar a cabeça e celebrar essa data em grande estilo.

Detroit a Cidade do RockDetroit a Cidade do Rock
“You wanted the best you got the best the hottest band in the world Kiss!” Nada melhor do que começar falando do filme inspirado e estrelado por uma das mais influentes bandas da história do rock, Kiss. No filme lançado em 1999 nós acompanhamos a divertida jornada de quatro jovens amigos que são autodenominados os maiores fãs de Kiss, chegando a possuir a banda cover Mystery. A única coisa que os amigos não conseguiam possuir era um ingresso para o show de seus ídolos, tudo muda após eles serem sorteados em uma promoção e ganharem os ingressos para uma grande apresentação em Cobo Hall, em Detroit. Agora os jovens precisam pegar a estrada, escapar de uma das mães que é uma fanática religiosa e fazer o possível e o impossível para assistir ao show da vida deles. Definitivamente uma história regada de muito rock n’ roll.

Rock Of Ages O FilmeRock Of Ages: O Filme
O filme adapta para as telas de cinema o musical Rock Of Ages que foi um enorme sucesso na Brodway. Se passando na Hollywood do final dos anos 80, o filme conta a história de uma sonhadora garota do interior que chega na cidade grande para recomeçar sua vida, lá ele conhece um tímido garoto que assim como ela é apaixonado por rock e juntos eles passam a buscar seus sonhos. O longa apresenta com doses de humor todos os exageros na cena do hard rock dos anos 80, com o “clichê” do sexo, drogas e rock n’ roll representados na figura do rock star Stacee Jaxx, representado por um irreconhecível Tom Cruise. Apresentando covers de clássicos de bandas como Bom Jovi, Guns N’ Roses, Skid Row, Jorney e Deff Leppard, a trilha sonora sem dúvidas vale o filme.

Quase FamososQuase Famosos
Considerado um dos melhores filmes do diretor Cameron Crowe, a comédia dramática Quase Famosos retrato o cenário do rock nos anos 70 pelos olhos de Will um jovem de 15 anos que consegue um trabalho para a revista Rolling Stone e deve acompanhar a novata e promissora banda Stillwater em sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Repleto de grandes atuações e indicado a diversos prêmios longa é uma sem biografia de Crowe, que durante adolescente escreveu para a mesma revista e teve que acompanhar a turnê da banda Led Zepplin. O longa é verdadeiramente especial para os apaixonados por rock, que podem assistir diversas vezes buscando as mais variadas referências a diversos músicos, canções e personalidades que eram recorrentes na cena do rock clássico. Se ainda assim você busca um motivo para assistir ao filme, espere a maravilhosa cena envolvendo a música Tiny Dancer de Elton John.

Escola de RockEscola de Rock
Uma das comédias mais adoradas nos últimos 15 anos, o filme dirigido por Richard Linklater acompanha o fracassado guitarrista Dewey, vivido por Jack Black em um de seus principais papeis em sua carreira, que após ser expulso de sua banda acaba enganando a todos ao se passar por professor substituto em uma rigorosa escola particular. Lá ele descobre o talento musical dos alunos e resolve preparar eles para participarem secretamente de um festival de bandas, mas para isso Dewey precisa ensinar as crianças os caminhos do rock. Apresentando uma sólida trilha sonora com grandes clássicos do rock, o filme também apresenta duas ótimas músicas autorais que ficam na cabeça de qualquer um. Escola de Rock é um clássico instantâneo e teve seu legado expandido após quase 15 anos de seu lançamento, pois o filme já foi adaptado com sucesso para a Brodway, possui uma adaptação para a TV no canal Nickelodeon, além da velha expectativa para uma sequência. Afinal vale a pena voltar a sala de aula para mais uma lição de rock com o professor Black.

Os Reis do Iê, Iê, IêOs Reis do Iê, Iê, Iê
Não tem como falar de Rock sem mencionar a maior banda de todas, os Beatles. O sucesso era tanto que no auge da beatlemania em 64, foi lançado nos cinemas o filme Os Reis do Iê, Iê, Iê, que acompanhava o lançamento do disco A Hard Day’s Night. Considerado uma espécie de semidocumentário sobre o sucesso da banda, o filme em preto e branco mostrava os quatro rapazes de Liverpool como prisioneiros de seu sucesso, tendo que fugir constantemente de seus fãs histéricos, situação que rende divertidas cenas. O sucesso do filme foi muito grande e por mais incrível que pareça, recebeu duas indicações ao Oscar.

Rock StarRock Star
Quem nunca sonhou em se tornar um rock star de verdade? Essa é a premissa do drama Rock Star lançado em 2001 que coloca Mark Wahlberg no papel de Chris Cole, um jovem que possui um trabalho normal em escritório, mas a noite segue o seu sonho de cantar sendo o vocalista da banda tributo a Steel Dragon. A vida de Chris muda quando ele é convidado pelos integrantes de sua banda favorita a assumir os vocais oficialmente, após o antigo vocalista ter sido expulso. Assim Chris é transportado para o verdadeiro mundo do show business e do rock n’ roll sendo exposto a dura realidade dos bastidores. Uma curiosidade é que a história é inspirada num fato real que aconteceu com a banda de heavy metal Judas Priest, que após a saída de seu vocalista original Rob Halford, a banda chamou o cantor Ripper Owens que cantava em uma banda cover do Judas Priest. Além de uma série de grandes canções de heavy metal o filme apresenta grandes canções feitas para o filme como We All Die Youg, Stand Up e Colorful.

EncruzilhadaEncruzilhada
Guiado por grandes solos e dedilhados de guitarra, o drama Encruzilhada conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica vivido por Ralph Macchio, que sonha em se tornar um famoso guitarrista de Blues. Na busca de seus objetivos ele começa uma viagem com o veterano, Willie Brown vivido por Joe Seneca, em busca de uma canção perdida escrita pela lenda Robert Johnson. O que o jovem não esperava encontrar nessa jornada era um duelo com um místico guitarrista, mais talentoso do que ele poderia imaginar. Definitivamente um clássico cult que passeia pela história do Blues que ajudou a moldar o rock n’ roll, além de contar com a participação do grande guitarrista Steve Vai.

The Wonders – O Sonho Não AcabouThe Wonders – O Sonho Não Acabou
Escrito, dirigido e estralado por Tom Hanks, o filme se passa nos Estados Unidos na década de 60 e conta a história de uma banda fictícia que possuía somente um grande sucesso, o nome da banda The Wonders, brinca com a termo americano “one-hit wonder” que é usado para denominar um artista ou grupo com apenas um single de sucesso. O filme também brinca em tratar os The Wonders como uma espécie de resposta americana a “invasão britânica” com bandas como Beatles e Rolling Stones. Mas deixamos aqui um aviso, a música “That Thing You Do” irá ficar na sua cabeça por pelo menos dois dias, estejam avisados.

Tenacious D Uma Dupla InfernalTenacious D: Uma Dupla Infernal
Jack Black está de volta a nossa lista para mostrar porque ele é uma das celebridades mais influentes no Rock em Hollywood. O filme é uma comédia que conta a história fictícia da banda Tenacious D formada por JB um rapaz que foge de casa e de sua família e pega a estrada para aprender e seguir os caminhos do Rock, no caminho ele conhece KG um fracassado música que promete lhe tornar um rock star. Em busca de sucesso e de pagar o seu aluguel, a banda cai na estrada atrás da lenda da Palheta do Destino, objeto com poderes musicais satânicos, feita com o dente do próprio Demônio. Muito divertido, o longa conta com todas as músicas originais de Tenacious D, que é uma banda de verdade formada por Jack Black e Kyle Gass, que no filme fazem versões fictícias de si mesmo. Um desafio para quem assistir ao filme é tentar localizar o músico Dave Grohl do Nirvana e Foo Fighters, que faz uma inusitada participação especial.

Spin TalIsso é Spinal Tap
Impossível falar de Rock no cinema e não falar de Spinal Tap, a banda fictícia que foi criada como tema do falso documentário de comédia dirigido por Rob Reiner. Aqui acompanhamos a jornada de uma banda inglesa de Heavy Metal dos anos 80, que está em turnê pelos Estados Unidos e tem sua incursão documentada por um cineasta americano. O problema é que a turnê não sai como esperado e várias situações cômicas são geradas. Sendo uma verdadeira sátira as bandas de Hard Rock e Heavy Metal da época o filme é uma das melhores comédias dos anos atuais, em especial graças aos seus divertidos personagens que são as representações dos clichês do gênero. Realmente um filme que merece ser visto e descoberto por todos os fãs de rock n’ roll.

 

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -