- Publicidade -

É Rock na veia! 6 músicas para celebrar o Dia Mundial do Rock

Publicado em:

No próximo dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Pensando nisso, escolhemos as seis músicas emblemáticas na história do Rock e o porquê elas se tornaram clássicos.

Influenciados pelas décadas de 60, 70 e 80, subgêneros foram surgindo a partir do Rock e do Blues de 1960, num momento de rebeldia e grande revolução cultural, onde as artes confrontavam a política e a sociedade. Entre os subgêneros, o Heavy Metal é o mais ligado à imagem do Diabo, algo muito significativo no final da década de 60, tempo onde tudo era proibido. A representatividade das imagens, tanto de Satã quanto de caveiras e sangue, é enorme em todo o contexto musical do Heavy Metal. O Satanismo é representado em bandas como Megadeth, Alice Cooper, Kiss e Black Sabbath, entre tantas outras. Porém, o movimento musical nem sempre incitou o diabo; a ideia libertária do Rock e tudo que era ligado ao gênero musical virou um grande símbolo do movimento.  Confira e aprecie, sem moderação:

“Bohemia Rhapsody” – Queen: é uma canção marcante, carregada de certa dramaticidade, e inovadora. Uma ópera rock com variações surpreendentes. Começa a capela e vai crescendo até chegar em um Hard Rock empolgante. Freddie Mercury canta e interpreta com maestria. A música é linda e emociona todos os fãs, não somente os de Rock. Certamente é um dos maiores legados do gênero.

“Paranoid” – Black Sabbath: Um dos riffs mais conhecidos do Metal e uma banda precursora do estilo de metal mais pesado, que atravessa gerações influenciando muitas bandas. A música é contagiante e veloz. Tem grande relevância por levar um estilo mais denso para um público mais vasto.

“Smells like Teen Spirit” – Nirvana: A música que levou o grunge, e consequentemente o Rock, para outro patamar. Com aquele clima clássico do grunge, em que suaviza nos versos e explode no refrão, ela vem carregada de força e agressividade. Essa energia contagia espíritos roqueiros e não roqueiros.  Com certeza, um dos grandes hits do rock.

“Rock and Roll” – Led Zeppelin: Simples e direta, o nome já diz a que veio. Com influência de Little Richard, além de referências e citações de outras músicas de Rock na letra. Serve como uma homenagem ao estilo. Energizante, eletrizante e impactante!

“Sweet Child O’ Mine” – Guns and Roses: Um grande hit do Rock, tem uma levada empolgante, Hard Rock e é facilmente reconhecida, logo nos primeiros segundos, por causa do famoso riff da introdução. Tem refrão chiclete e ótimos solos de guitarra.

“Chop Suey” – System of a Down: Uma pancada sonora que representa bem o New Metal. É inovadora, incomum e surpreendente por sua variação rítmica e pelos vocais de Serj e Darion, com partes rápidas, gritos e trechos melódicos que emocionam de tão cativantes. Uma mistura de ingredientes que produzem um rock grandioso.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -