- Publicidade -

Exposição traz do Grupo Giramundo para Caixa Cultural Rio de Janeiro

Publicado em:

Em quase 50 anos, o grupo de teatro de bonecos Giramundo produziu dezenas de montagens, centenas de bonecos, milhares de desenhos, horas de vídeo e um tanto mais de histórias. Consumiu madeira, gente e sonho transformando tudo isso em marionetes animadas. Parte dessa trajetória será apresentada na Mostra Mundo Giramundo, em cartaz de 12 de julho a 27 de agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, com entrada franca.

Voltada tanto para o público infantil quanto para os adultos, o evento traz a oportunidade das pessoas de mergulharem no universo da companhia mineira. Serão expostos 130 bonecos que fazem parte do acervo do Museu Giramundo, que preserva a maior coleção privada de marionetes das Américas.

Além de conhecer as marionetes, todas confeccionadas pelo grupo, o público poderá aprender sobre esse processo de criação e construção e descobrir como os personagens são feitos. Também assistirá a flashes em vídeo de muitos momentos da trajetória do grupo e sentirá nos gestos imobilizados de seus bonecos, a sua vida, essa sim, repleta de movimento.

Atividades paralelas:
Além da exposição, o grupo Giramundo oferece o workshop Treinamento de manipulação de bonecos no dia 21 de julho (sexta-feira), das 15h às 20h. A atividade pretende apresentar a metodologia de treinamento de marionetistas adotada pelo grupo utilizando os bonecos profissionais da companhia, aproximando os participantes de reais condições de formação e sensibilização. Voltada para jovens e adultos, a participação é gratuita. Serão oferecidas 20 vagas, e as inscrições deverão ser realizadas através do e-mail secretaria@giramundo.org. Os candidatos devem aguardar a confirmação da produção.

Já nos dias 29 e 30 de julho (sábado e domingo), às 16h, o grupo apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, um clássico que acompanha gerações, originalmente escrito em 1936 e apresentado pelo Giramundo pela primeira vez em 1993. As apresentações serão realizadas no Foyer, abertas ao público.

O grupo:
Detentor do maior acervo de bonecos da América Latina, o Giramundo foi fundado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Desde sua criação, o grupo já montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentam a figura da marionete em múltiplas formas, de bonecos manipulados por fios a mamulengos (fantoches de luva), passando por bonecos de vara, bunraku (bonecos manipulados por três atores e mochila) e adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de máscaras e teatro de sombras, criando um variado panorama técnico e expressivo desse tipo de teatro. Algumas de suas marionetes, inclusive, ficaram nacionalmente conhecidos pela participação na minissérie Hoje é dia de Maria e estão na abertura da atual novela das 19h da TV Globo, Pega Pega.

Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

Serviço:
Mostra Mundo Giramundo
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 11 de julho (terça-feira), às 19h
Visitação: De 12 de julho a 27 de agosto de 2017
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Workshop Treinamento de manipulação de bonecos
Data: 21 de julho de 2017 (sexta-feira)
Horário: 15h
Duração: 5h
Classificação indicativa: Livre
Vagas: 20
Inscrições: secretaria@giramundo.org

Apresentação do espetáculo infantil Pedro e o Lobo
Entrada franca
Data: 29 e 30 de julho (sábado e domingo)
Horário: às 16h
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Foyer
Classificação indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -