- Publicidade -

Medianeras – Desenhos de Marina Agostini em Santa Teresa

Publicado em:

A exposição Medianeras – Desenhos de Marina Agostini acontece entre os dias 06 e 28 de agosto no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas em Santa Tereza. Esta é a primeira exposição individual da artista plástica que teve como inspiração o filme, de mesmo nome, do argentino do cineasta Gustavo Taretto.

As obras refletem a solidão urbana em desenhos de plantas baixas claustrofóbicas com o intuito de gerar uma atmosfera solitária em ambientes fechados. Os desenhos derivam do filme argentino Medianeras, que retrata a solidão nas grandes metrópoles derivada da arquitetura urbana dos prédios construídos nas cidades grandes.

“O que me inspirou para fazer esta exposição foi ter tido um enorme desconforto com a arquitetura contemporânea, principalmente a arquitetura dos grandes centros urbanos que são construídas de uma forma claustrofóbica, aumentando a solidão das grandes metrópoles”, conta a artista plástica.

A série é composta de 18 desenhos feitos à caneta pilot preta, expostos em suportes de materiais diversos e tamanhos variados (A1, A2, A3 e A4). Os desenhos serão fixados por fios de náilon de modo a não interferirem com as ruínas e dialogarem com o espaço e seus visitantes. Também comporá a exposição um pequeno texto resumido do filme argentino Medianeras.

A exposição tem como curador Mauro Trindade: “Em espanhol, medianeras são as paredes cegas que dividem uma construção da outra. Marina Agostini multiplicou a ideia nessa exposição de desenhos com plantas baixas de uma arquitetura improvável que rejeita a segregação de classes, gêneros e desejos e subverte a lógica do isolamento com sua arquitetura hipotética dos impossíveis”, comenta o curador

A ideia é levar o público a refletir a respeito do modo de vida contemporânea, que nos leva a dificuldades de relacionamentos, por vivermos em espaços que são concebidos para privilegiar o isolamento em contraponto com as antigas construções de vãos amplos e janelas abertas para o mundo.

“Acredito na solidão urbana e no isolamento digital, mas não acho que essa seja a sociedade do século 21. Acho que a solidão existe dentro de cada um independente da urbanização ou da internet. Existem pessoas que vivem nas grandes cidades e que tem vidas em rede sociais e que não são solitárias”, conclui Marina.

Serviço
Medianeras – Desenhos de Marina Agostini
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
Visitação: 06 a 28 de agosto de 2017
Horário: terça a domingo – 8h às 18h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -