- Publicidade -

“Monsieur & Madame Adelman” – Um relato trivial sobre um casamento

Publicado em:

A vida de um casal, como tantos outros: o relato de uma viúva sobre sua vida familiar com um falecido grande escritor é digna de um filme? Por que “Monsieur & Madame Adelman” deveria ser assistido? Sem dúvida, é uma produção considerável, com cinematografia e arte muito bem concebidos. Sem dúvida, é cinema francês de grande qualidade, com atores de visagismo muito potente e talentosos. Sem dúvida, há beleza, drama, suspense e surpresa.

Poderia parar por aí, então? Já são predicados suficientes. Não. É sempre bom, vez ou outra, recordar a importância de se ir ao cinema e de se contar boas histórias. Nicolas Bedos e Doria Tillier, os atores principais, também respondem pelo roteiro do filme, e Nicolas, pela direção. Algo raro e especial.

Pode ser que você não se impressione com a trama, ou com outros elementos instrumentais do filme, mas durante as duas horas que você estará sentado na cadeira do cinema, você verá uma diversidade de imagens, caracterizações dos atores, cenários, posições de câmeras, cores, que não se exibem de uma vez só em todos os produtos audiovisuais que estão por aí.

Sem spoiler, pode-se dizer que o que acontece em termos de plot não é novidade e, já foi feito antes. Contudo, o virtuosismo na montagem sem cronologia e no twist são só dois de muitos recursos interessantes utilizados no filme.

E, de verdade: sim, a história de um casal, por mais trivial que seja, é muito interessante como material dramatúrgico. “Cada momento passado entre duas pessoas, cada sorriso, vale mais do que qualquer outra coisa” e, de certa maneira, é disso que o filme trata. Uma ode ao relacionamento. O mais torto que for. Com todos os seus percalços, sístoles e diástoles. No final, é isso que teremos para contar. Ou talvez eu esteja muito sentimental?

A inversão de papéis, a figura materna e paterna, a realidade romanceada dos escritores, o tempo de anonimato literário, a fama, o sucesso real e a posteridade são os subtemas explorados. Aliás, essas são as bases contextuais do relacionamento dos dois, senhor e senhora Adelman.

É um filme que interessa, que ganha pelo mistério e pelo chame parisiense, mas que pode ser mais que isso. Assista e perceba como lhe cai.

Felipe Mury
Felipe Mury
Felipe Mury é ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras e bacharel em Direito pela UFRJ. Amante das Artes Cênicas, especializou seu olhar em relação ao Teatro, sendo uma ficcionado por Shakespeare e Brecht.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -