- Publicidade -

Sergio Roberto de Oliveira é homenageado com concerto na UniRio

Publicado em:

O compositor e produtor carioca Sergio Roberto de Oliveira, falecido no último dia 19 de julho, ganhará uma homenagem à altura da importância da sua obra e de sua incansável dedicação ao meio erudito. Um belo concerto será realizado no próximo dia 5 de agosto, sábado, às 16h, na UNIRIO (Sala Villa-Lobos), reunindo amigos próximos e grandes admiradores que registraram suas composições ao longo de duas décadas dedicadas à composição erudita. A entrada será gratuita.

Subirão ao palco o Duo Santoro (“Aos Santos Oro”),o Trio Capitu (“Praça XV”), o Trio Paineiras (“Paineira”), o Quarteto Radamés Gnattali (“Quarteto Brasileiro nº1”), o Quinteto Lorenzo Fernandez (“Man andSociety”), a flautista Laura Rónai (“Fantasia”), o Quarteto ClariNet (“Pangea”), entre outros, além da performance da poeta Vanessa Rocha, que apresentará “Phoenix, um poema”, dedicado ao compositor. O recital se encerra com trechos da Ópera “Na Boca do Cão”, pela soprano Gabriela Geluda e pelos músicos Ricardo Santoro (violoncelo), Cristiano Alves (clarineta) e Léo Sousa (vibrafone).

Duas vezes indicado ao Grammy Latino (2011, na categoria”Melhor Composição Clássica Contemporânea”, e 2012, pelo CD “Prelúdio 21 –Quartetos de Cordas”, no qual atuou como produtor e compositor), Sergio Roberto de Oliveira vinha participando decisivamente no cenário musical brasileiro e internacional e continuou produzindo e compondo até o fim da vida. Sua ópera Na Boca do Cão, com interpretação da soprano e atriz Gabriela Geluda e direção de Bruce Gomlevsky, foi sua última obra escrita e seguiu em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 30 de julho. Mesmo bastante debilitado, produziu os discos “Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje” – no qual participa com sua música “Paineira” e que chega ao mercado neste mês de julho – e o CD de estreia do Harmonitango, com lançamento previsto para outubro.

Desde sua primeira indicação ao Grammy Latino, em 2011, Sergio Roberto de Oliveira se dedicou intensamente à difusão de sua obra e da música de concerto carioca. Produziu e lançou inúmeros títulos neste segmento, como os CDs do Quinteto Lorenzo Fernandez, Trio Capitu, os dois do Duo Santoro, Cristiano Alves, AyranNicodemo, Ricardo Tacuchian, The Biedermeiers, GNU, Orquestra Sinfônica Nacional, escrevendo obras para a maioria destes. Sua parceria com o compositor americano Mark Hagerty produziu dois CDs, “Iluminosidade” e “Pares”, este lançado em 2015 reunindo os violoncelistas do Duo Santoro e as pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian.

Publicada nos EUA, Inglaterra e Alemanha, sua música já foi executada em 8 países, tendo sido convidado com frequência para palestras sobre sua obra no Brasil e no exterior. No campo da música para cinema, lançou em 2014 o curta “Ao Mar”, e compôs a trilha para os filmes “Alla Prima” e “A Dívida”, sendo indicado com o último no Festival Internacional de Cinema de Madri na categoria “Melhor Música para filme” e no International Filmmaker Festival of World Cinema de Milão na categoria “Melhor Trilha Sonora”. Seu grupo de compositores, Prelúdio 21, é um dos mais ativos do mundo e tem tido destaque no cenário da música contemporânea brasileira, atuando há 17 temporadas ininterruptas. Oliveira era ainda membro do grupo de compositores Vox Novus, baseado em Nova York, e da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação.

SERVIÇO:
Concerto em Homenagem a Sergio Roberto de Oliveira
Data: 05/08, sábado
Horário: 16h
Local: UNIRIO – Sala Villa-Lobos (Endereço: Av. Pasteur, 436 – Urca)
Entrada Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -