- Publicidade -

Cristo Redentor homenageia os 10 anos do ICMBio

Publicado em:

No domingo (27) e na segunda-feira (28), das 19h às 20h, o Monumento ao Cristo Redentor irá receber iluminação especial na cor verde, em comemoração aos 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Há uma década o Instituto se dedica a cuidar do patrimônio natural e a promover o desenvolvimento socioambiental do País.

A estátua do Cristo Redentor fica no alto do Corcovado, cercado pela da floresta do Parque Nacional da Tijuca (RJ), que é uma das unidades de conservação do ICMBio. “Celebrar os 10 anos do Instituto com esta iluminação especial é uma forma de agradecer por todo o trabalho de conservação ali realizado e, ao mesmo tempo, um modo de conscientizar a toda a população sobre a importância de usos conscientes e sustentáveis da natureza”, destaca o reitor do santuário, Padre Omar Raposo.

Para o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, nesses 10 anos o órgão tem muito o que comemorar. “Temos a missão de cuidar da biodiversidade, e esse patrimônio natural nos impõe uma missão gigantesca, considerando o tamanho do país, com a megabiodiversidade e com a diversidade sociocultural das regiões”, ressalta.

O ICMBio é responsável pela gestão de 324 unidades de conservação federais, como parques e florestas nacionais, áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas, entre outras categorias. Juntas, elas somam cerca de 80 milhões de hectares, em torno de 9% do território nacional.

O Instituto também supervisiona a gestão de 666 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), num total de 516.787 hectares. Essas reservas são criadas a partir da iniciativa dos donos de terra. Representam, na prática, a participação da sociedade no esforço nacional de conservação da natureza.

Além de proteger o patrimônio natural, o ICMBio se preocupa em melhorar a qualidade de vida de comunidades tradicionais que vivem no interior e entorno das unidades de conservação de uso sustentável. São iciam 60 mil famílias que retiram seu sustento das reservas extrativistas, florestas nacionais ou Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -