- Publicidade -

Marília Guimarães lança livro sobre clandestinidade, sequestro e exílio

Publicado em:

Através das histórias vividas pela ativista política e ex-guerrilheira, e por seus dois filhos, livro apresenta um relato real dos anos de chumbo no Brasil, do sequestro do avião Caravelle, em 1970, do exílio em Cuba e do retorno ao País após a lei de Anistia Política.

Descendente dos Lima Cunha Guimarães, da Cidade de Guimarães – Portugal – nascida no ano do Dragão, Marilia conheceu desde cedo as diferenças sociais, no quintal da casa da avó, onde excluídos vinham por um pedaço de pão ou um prato de comida.
Vivenciou os movimentos de libertação da segunda metade do XX. Das décadas em que todos os continentes se atreveram a enfrentar os preconceitos, a falta de liberdade.  A ditadura Militar no Brasil nos levou às prisões, assassinou companheiros, nos arrastou ao exilio.

Ao se apresentar nas primeiras páginas de seu novo livro, a ativista política e ex-guerrilheira Marília Guimarães nos dá uma pista certeira do que encontraremos ao folhear Habitando o Tempo – Clandestinidade, Sequestro e Exílio. A obra é uma radiografia real, densa e emocionante dos acontecimentos que marcaram a luta contra a ditadura no Brasil e a saga daqueles que sofreram na própria pele o lado mais obscuro dos anos de chumbo, quando os desmandos acontecidos nos porões dos quartéis eram lei no País. Esse lado sombrio de uma época é o fio condutor de Habitando o Tempo –Clandestinidade, Sequestro e Exílio.

Com um relato fiel de sua história e de seus dois filhos, Marcello e Eduardo, a autora revive a agonia pela qual passou durante o ano de 1969 – quando vivenciou fugas, perdas, angústia e medo – e que culminou no sequestro de um avião, em janeiro de 1970, e nos 10 anos de exílio em Cuba. Marília Guimarães lança Habitando o Tempo – Clandestinidade, Sequestro e Exílio, Editora LiberArs, no dia 7 de agosto, às 19 horas, na Livraria Argumento do Leblon.

“Habitando o Tempo – Clandestinidade, Sequestro e Exílio” nasceu das difíceis lembranças e sensações de tudo o que ela e seus dois filhos, além de seus companheiros de luta, viveram naqueles tristes anos da história brasileira recente. “Este livro é a soma de um ano de clandestinidade, da forma brutal de abandonar a Pátria através de um sequestro, dos dez anos de exílio e do retorno ao Brasil, com a Lei de Anistia de agosto de 1979”, diz Marília. E completa: “É um depoimento real da minha história e dos meus dois filhos, na época com um e dois anos, obrigados a viver anos com identidade falsa, sem documentos, longe da família, sem referência de sua verdadeira Pátria. Foram 10 anos de exílio,10 anos sem sobrenome. Mas também foram 10 anos de convivência com novos valores que possibilitaram a formação de um conhecimento ímpar no mundo”.

São 307 páginas nas quais é possível vivenciar com Marília Guimarães cada um daqueles momentos, como, por exemplo, quando a escola em que era diretora, no subúrbio de Coelho Neto, no Rio de Janeiro, foi invadida por militares em fevereiro de 1969. Começava ali a saga da ex-guerrilheira pelos diferentes cantos do País. “Foi um ano de fuga, onde a fome, a dor e a solidão em muitas ocasiões faziam parte do meu cotidiano. Depois da prisão, tirar Marcello e Eduardo do olho do furacão, impedir que eles caíssem nas mãos dos ditadores era primordial”, relembra.

Habitando o Tempo – Clandestinidade, Sequestro e Exílio abrange o período de 1969, quando começou a saga da ativista e de seus filhos pela liberdade, e vai até 1979, ano da Anistia Política. As fugas espetaculares, o sequestro do avião e a vida durante o exílio na ilha comandada por Fidel Castro dão a perfeita dimensão da dor e da garra de Marília Guimarães para superar todos os obstáculos. “A solidariedade de amigos, as noites em barracões de favelas nas montanhas de Belo Horizonte e as estradas desse imenso país serviram de abrigo e aprendizado. As fugas inusitadas, ora resolvidas com um simples lenço e óculos escuros ou por pura intuição, até o próprio silêncio ditando as regras e a notícia dos assassinatos de companheiros, as perdas, a angústia, o medo pintado em cores abstratas e a total entrega ao povo brasileiro é sem dúvida o cerne de Habitando o Tempo”, afirma.

SERVIÇO:
Lançamento: Habitando o Tempo – Clandestinidade, Sequestro e Exílio de Marília Guimarães
Local: Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon)
Data e horário: 7 de agosto, às 19 horas

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -