- Publicidade -

Ana Vitória Mussi participa de mostra no Hammer Museum, em Los Angeles

Publicado em:

A partir do dia 15 de setembro, o Hammer Museum de Los Angeles (EUA) recebe a exposição Radical Women: Latin American Art, 1960-1985. A mostra traz as práticas artísticas de mulheres da América Latina em um período chave na história do continente, explorando sua relação com o desenvolvimento da arte contemporânea regional e suas repercussões internacionais. A exposição fica em cartaz até 31 de dezembro e, em abril de 2018, segue para o Brooklyn Museum, em Nova York.

Representada pela Galeria Lume, de São Paulo, a artista-fotógrafa Ana Vitória Mussi é um dos nomes brasileiros na mostra, ao lado de grandes expoentes da arte contemporânea nacional, como Lygia Clark, Claudia Andujar e Teresinha Soares. A exposição reúne mais de 260 obras de 116 artistas, oriundas de 15 países. São trabalhos em fotografia, vídeo e outros meios experimentais.

Além das artistas brasileiras, Radical Women reúne obras de figuras emblemáticas como a cubana Ana Mendieta e a argentina Marta Minujín, ao lado de nomes menos conhecidos, como a artista abstrata cubana Zilia Sánchez e a escultora colombiana Feliza Bursztyn. A mostra tem curadoria de Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta.

Essa geração de artistas realizou uma série de investigações experimentais no começo dos anos 1960, abrindo novos caminhos para a fotografia, performance, vídeo e a arte conceitual. Politizadas, as peças foram fundamentais para a libertação feminina em uma atmosfera de repressão política e social que ofuscou as mulheres na América Latina entre 1960 e 1985, quando vários países do continente eram comandados por governos ditatoriais.
Artista
Nascida em 1943, em Santa Catarina, Ana Vitória Mussi vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista-fotógrafa, assim nomeada pelo crítico e curador Paulo Herkenhoff, é responsável por uma vasta produção que integra fotografia, imagem em movimento, objetos e instalações. Sua obra, muitas vezes associada a uma sutil poética da resistência, oferece, por meio da linguagem artística, um campo para a crítica social, principalmente com relação à ambiguidade suscitada pelas imagens da mídia.

Durante a ditadura militar do Brasil, desenvolveu pesquisa com jornais da época (sérieJornais, 1970), atribuindo visibilidade à censura. Alguns desses trabalhos serão, inclusive, levados à Los Angeles.

Ana Vitória Mussi já participou de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Em agosto de 2018, a artista deve apresentar sua primeira individual na Galeria Lume, de São Paulo.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -