- Publicidade -

Antonio Guerra apresenta “MOVIMENTOS” no Espaço Cultural do BNDES

Publicado em:

No dia 06/09, quarta-feira, às 19h, o sexteto de música instrumental brasileira do pianista, compositor, arranjador e produtor Antonio Guerra faz a última apresentação na cidade da turnê do álbum MOVIMENTOS, no palco do Espaço Cultural do BNDES, no Centro do Rio.

Com iluminação do light designer Ricardo Fuji, neste show o artista mostrará novas leituras para algumas das músicas deste primeiro trabalho solo, lançado no final de 2015, e que o levou para apresentações em diferentes festivais e casas de show no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Londres.

No show, assim como no CD, o artista mistura diversos estilos musicais, passeando pelo baião, maracatu, frevo, jongo, samba, jazz e a música de concerto, em composições como “Orquídea”, “Bendita Sanfona” e “Abraça Jaca”. Bastante elogiado pela crítica especializada, o CD “Movimentos” contou com as participações especiais de Mart’nália e de músicos como Kiko Horta, Ricardo Silveira e do quarteto de cordas escandinavo Wirenkvartetten. Escute aqui www.antonioguerra.com.br!

Os integrantes do Antonio Guerra Sexteto são: Antonio Guerra – piano; Ivan Machado – baixo; Antonio Neves – bateria; Aquiles Moraes – trumpete; Joana Queiroz – Clarinete; e André Siqueira – percussão.

Além do repertório do CD “Movimentos”, o artista, que foi contemplado pelo edital da instituição para o projeto Quartas Instrumentais, também aproveitará para experimentar ao vivo alguns dos temas inéditos que estarão no próximo trabalho, o disco “Paz na Terra”, com lançamento previsto para o ano que vem.

E em novembro Antonio Guerra lança “Coração Brasileiro”, disco em dueto com o renomado trompetista e compositor Silvério Pontes, e fará a abertura do Baile do Almeidinha, no Circo Voador. Ainda este ano, Antonio também lança o novo disco do cantor e compositor Rubel, para o qual fez os arranjos de cordas e tocou piano e teclados.

Atualmente ele está na turnê de relançamento DVD “Elza Canta e Chora Lupicínio”, pelo qual Elza Soares ganhou o Prêmio da Música de Melhor Cantora, e também está no comando dos pianos do álbum “De Bem Com a Vida”, de Martinho da Vila, premiado com o Grammy Latino.

CD Movimentos
Em seu CD de estreia, Antonio Guerra, que atua como pianista, compositor e arranjador, passeia por diversos estilos musicais: baião, maracatu, frevo, jongo, samba, passando pelo jazz e a música de concerto. “Acredito que a música mistura, movimenta e transforma, derruba barreiras linguísticas, culturais, políticas e religiosas”, destaca Antonio ao anunciar a proposta do novo disco como uma viagem por gêneros, ritmos e harmonias que ultrapassam fronteiras.

O disco contou com muitas participações especiais: Mart’nália em Forró de Abertura (uma de suas parcerias com o poeta Alberto Americano); o acordeon de Kiko Horta em Bendita Sanfona; o vocalize de Aline Paes em Guaratiba e Consciencia; Saudades de Pernambuco, foi marcada pelo solo de Ricardo Silveira na guitarra; e o quarteto de cordas escandinavo: Wirenkvartetten em Distância. O passeio sonoro termina com piano solo de Antonio em Sono Profundo, onde o compositor demonstra sua intimidade com o instrumento.

Para as gravações de “Movimentos”, o artista convocou grandes músicos: Joana Queiroz (clarinete), Ivan Machado (baixo), Alfredo Machado (violão), Theo Zagrae (bateria), André Siqueira (percussão), Aquiles Moraes (trumpete), Everson Moraes (Trombone), Carolina D’avila (Flauta) e Luciano Correa (Violoncello). Renato Alscher foi o engenheiro responsável pela mixagem do CD.

O projeto gráfico assinado por Daniel Gnattali utiliza as delicadas e coloridas aquarelas do artista André Côrtez para reforçar a ideia do ‘movimento’, reforçando a fluidez e liberdade na obra.

Antonio Guerra lançou álbum, “Movimentos, em setembro de 2015, no Teatro “Oi Futuro“ de Ipanema (RJ) com dez composições autorais de música instrumental, todas inéditas. O disco contou com participações especiais de Mart’nália, Ricardo Silveira e Kiko Horta. Com este trabalho foi selecionado pelo Prêmio MIMO INSTRUMENTAL para integrar a programação do festival na edição de 2015, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, foi convidado também para participar do Dia da Música, no Rio. Em 2016 se apresentou nos Teatros Café Pequeno, Rival e Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, Festival Savassi de música instrumental, em Belo Horizonte e fez show para uma plateia de convidados da Embaixada do Brasil, em Londres. E em 2017 o show foi apresentado no Triboz, no Clube do Choro de Brasília e no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ).

SERVIÇO
ANTONIO GUERRA – Show “MOVIMENTOS”
Local: Espaço Cultural BNDES  (Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Metrô Carioca)
Data e hora: 06/09, quarta-feira, às 19h
Entrada Franca
Classificação: 14 anos

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -