- Publicidade -

Carlos Tufvesson no #Colabora com Ideias, em Botafogo

Publicado em:

O estilista Carlos Tufvesson debate os avanços e retrocessos da luta LGBT+ nesta quarta-feira 20, às 19 horas, na Livraria da Travessa de Botafogo, dentro da série #Colabora com Ideias

O estilista Carlos Tufvesson é um dos convidados do debate os avanços e retrocessos da luta LGBT+ que acontece amanhã, quarta-feira 20, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, dentro da série de encontros #Colabora com Ideias. Os outros debatedores são Ana Lodi, especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Jaqueline Gomes de Jesus, professora de psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O debate será mediado pelo jornalista Gilberto Scofield JR.

O movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros no Brasil começou tímido, na década de 1970, e ganhou em organização nos anos 1980, em resposta ao estigma da Aids. Mas foi a partir dos anos 1990 que ele ganhou força e não para de crescer. A sigla LGBT já não comporta todas as identidades que entraram na luta em defesa de seus direitos.

Uma luta que levou a conquistas importantes como o casamento civil e a adoção de crianças por casais homo-afetivos. A discussão se tornou maior quando a temática começou a ser discutida em novelas no horário nobre da televisão.

Apesar de todo esse movimento, o Brasil está longe de ser um exemplo no respeito às diferenças e registra recordes de agressões contra LGBT+. De acordo com o Grupo Gay da Bahia, foram 343 assassinatos de pessoas LGBT+, em 2016, no país. O Projeto de Lei 122, de 2006, que criminaliza a homofobia, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas arquivado pelo Senado, em 2015.

Homossexuais continuam sendo vítimas de bulliyng, nas escolas e no mundo corporativo. Por que, apesar dos avanços, a violência, o preconceito e a intolerância persistem? Quais são as prioridades, hoje, do movimento LGBT+? Qual o caminho para uma sociedade com mais respeito à diversidade? Todos esses questionamentos serão discutidos no debate Os avanços e retrocessos da luta LGBT+.

Debatedores:
Carlos Tufvesson – Estilista renomado, Tufvesson comandou a Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de 2011 a janeiro de 2017. É presidente do Conselho de Moda do Rio de Janeiro e casado há 20 anos com o arquiteto André Piva.

Ana Lodi – Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É idealizadora do Instituto Semear Diversidade, além de fundadora e ex-diretora da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

Jaqueline Gomes de Jesus – Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro. É autora dos livros Transfeminismo: Teorias e Práticas e Homofobia: Identificar e Prevenir.

Mediação:
GILBERTO SCOFIELD JR. É jornalista e atualmente diretor da Máquina Cohn & Wolfe, do grupo WPP. Atuou como consultor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em Brasília. Foi editor de O Globo e correspondente do jornal em Pequim, na China, e em Washington, nos EUA. É autor do livro Um brasileiro na China. Também escreveu para Exame, Época e O Estado de São Paulo, entre outros veículos. Casado com Rodrigo Mello, é pai de Paulo Henrique e Rafaela.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -