- Publicidade -

Cláudia Porto pinta perspectivas urbanas na Galeria Patricia Costa

Publicado em:

Inspirada em paisagens urbanas, a artista Cláudia Porto propõe um passeio pelo mundo em sua exposição individual, Cláudia Porto – Atravessando o Espelho, de 11 a 28 de setembro, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana. Com curadoria de Marisa Flórido, a mostra faz parte da programação do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte, e reúne 15 pinturas inéditas, em pequenas e grandes dimensões, produzidas entre 2013 e 2017.

É possível reconhecer em parte cidades como Belém, Berlim, Barcelona, Londres, Rio de Janeiro, Paris e Punta del Este. Pontes, rodovias, esquinas e diferentes pontos de vistas são encontrados em suas pinturas, como formas reconhecíveis e estrutura de uma ficção. O público, o entre lugares, passagens que são de todos e de ninguém ao mesmo tempo estão em foco. “É um olhar sobre o urbano, o construído e pontos de vistas, formando um imaginário em matéria de pensamento e pintura”, comenta a artista.

Cláudia constrói repertório ainda observando filmes, editoriais de revistas, livros, fotografias, desenhos de sua autoria, ou não, e outras fontes, lugares vividos, como Belém, onde nasceu, e Rio de Janeiro, onde mora desde 2009. “Na pintura que realizo, as perspectivas urbanas, a cor e as soluções pertinentes ao processo importam mais do que corresponder a um projeto de imagem, ou tema anterior”, completa.

As “cidades visíveis” de Cláudia têm personalidade. Formas geométricas, rigor no tratamento da pintura, pesquisas e imaginação participam do contexto do trabalho poético, como um conjunto de decisões tomadas. As cores, tons da tinta acrílica, esmalte, óleo, automotivas ou náuticas, dão às paisagens uma identidade mais gráfica, atmosfera de um tempo presente, ou quase futuro. “O que me parece é que são paisagens de cidades, mas de pontos de vistas deslocáveis e por vezes múltiplos em um só quadro: de quem caminha, de quem voa, de quem imagina, de quem junta os fragmentos díspares, de quem os estilhaça, de quem os vê pelas telas midiáticas”, explica a curadora.

Trabalho autoral, aparentemente minimalista é, de fato, pleno de detalhes, e os títulos são pensados a favor da elaboração também. Cláudia trabalha em várias telas ao mesmo tempo e propõe um passeio com o espectador. “É um convite para o olhar e deslocar, seguir adiante”, conta a artista.

Serviço:
Exposição “Atravessando o Espelho”
Temporada: de 11 a 28 de setembro
Local: Galeria Patricia Costa (Shopping Cassino Atlântico – Av. Atlântica, 4240 Copacabana.)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -