- Publicidade -

Festival Audio Rebel Instrumental agita o Rio em setembro

Publicado em:

A Audio Rebel é destaque na noite do Rio como um dos espaços referência na música alternativa da cidade. E para animar ainda mais o circuito musical carioca, a casa prepara mais uma edição do Festival Audio Rebel Instrumental, que recebe show exclusivo de Chelpa Ferro, Duplexx e IN-SONE, em um espetáculo conjunto. O público também pode participar do workshop de synths com o guitarrista e produtor Bartolo. O show acontece em 28 de setembro (quinta-feira), às 20h. No dia seguinte, a partir de 15h, acontece a masterclass gratuita.

A Rebel traz aos amantes da música instrumental dois dias recheados de entretenimento. A programação começa com um espetáculo único, reunindo três projetos inovadores no cenário carioca. Os grupos possuem sonoridades diferentes, mas trazem elementos em comum: Leo Monteiro integra tanto o IN-SONE e quanto o Duplexx; enquanto Bartolo produziu o último disco do Chelpa junto com o Berna Ceppas.

Criado em 1995, o Chelpa Ferro é um grupo que trabalha no duplo eixo da galeria de artes visuais e dos palcos musicais, realizando performances, instalações sonoras e apresentações de música eletrônica. O primeiro disco, epônimo (lançado pela Rock It!), e a primeira exposição individual vieram em 1997. Como grupo de música, Chelpa se apresentou em diversas cidades do Brasil. Em galerias, teve instalações expostas na Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Canadá e Cuba. O último trabalho “RUIM”, de 2015, traz um misto de batidas eletrônicas e guitarras que conta com a produção de Berna Ceppas e Bartolo.

Já o Duplexx é um duo formado por Bartolo (guitarra e sintetizador modular) e Leo Monteiro do IN-SONE (bateria, octapad e eletrônicos). A dupla já esteve presente com instalações e performances audiovisuais em diversos eventos nacionais e internacionais, e possui três discos em sua trajetória: “TriKids” (2006), “Plano B” (2006) e “Duplexx” (2012). Ao lado de Chelpa Ferro, também preparam o projeto Chelplexx, com um disco conjunto a ser lançado em novembro pelo selo QTV.

Completa a noite a sonoridade do IN-SONE. O power trio de rock experimental, formado pelos músicos Flávio Abbes (guitarra), Gil Fortes (baixo) e Leo Monteiro (bateria), carrega o conceito do improviso a partir de ideias musicais pré estabelecidas. O primeiro disco “In-sone”, lançado em 2014, reúne gravações desde 2010, e faz uma mistura de rock, minimalismo, música tribal, eletroacústica e eletrônica, com uma linguagem simultaneamente particular e indeterminada. Hoje, preparam seu segundo disco a ser lançado pelo selo Quintavant, no segundo semestre de 2017.

Já na sexta-feira (29/09) acontece o workshop do guitarrista, compositor e produtor Bartolo. De graça, a oficina é uma introdução aos synths através da manipulação de sintetizadores modulares. Bartolo desenvolveu um trabalho muito variado em termos de estilos. O artista também criou instalações de som e uma ampla produção fonográfica autoral com projeto Duplexx, em parceria com Leo Monteiro. Recentemente dedicou-se quase que exclusivamente à improvisação e composição usando sintetizadores de som. Seu primeiro álbum solo, (E)Species, foi lançado em 2017.

A Audio Rebel é referência na música e arte alternativa no Rio de Janeiro. O local reúne artistas internacionais e nacionais de diversos gêneros, organizando ensaios e gravando discos de cantores independentes. Por lá também funciona uma loja de instrumentos musicais e uma oficina de luthieria (confecção de instrumento de cordas). O espaço fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo. O Festival Audio Rebel Instrumental teve início em julho, com o intuito de promover shows regados ao som do melhor da produção nacional. O evento tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço
Festival Audio Rebel Instrumental
Data: 28/09/2017 (quinta-feira)
Horário: 20h (show)
Local: Audio Rebel ( Rua Visconde de Silva, 55 – Botafogo )
Ingressos: R$20 (inteira); R$10 (meia)
Classificação etária: Livre
10% da entrada dos shows gratuitos para estudantes da rede pública municipal
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)

Masterclass Bartolo
Data: 29/09/2017 (sexta-feira)
Horário: 15h
Inscrições online via Facebook

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -