- Publicidade -

Jessica Kloosterman apresenta a individual “Torniquete”, na Galeria Candido Mendes

Publicado em:

Jessica Kloosterman é uma artista ligada às ruas. Sua trajetória é marcada por diversas intervenções urbanas. Em 2015, a artista realizou uma procissão na Visconde de Pirajá, em Ipanema, e também convocou jovens artistas da Maré para uma performance pelas ruas da Nova Holanda. A relação com a comunidade volta a ser tema de sua nova individual “Torniquete”, que será inaugurada dia 12 de setembro, na Galeria Candido Mendes, em Ipanema.

Com curadoria de André Sheik, Bira Carvalho e Jorge Sayão, a exposição contará com a intervenção Murus, além da videoinstalação Tambor, que ficará no teto da galeria. “Torniquete tem como objetivo pensar a relação de territórios, sejam eles simbólicos ou concretos, e suas possibilidades de atravessamentos pela arte e pela vida”, explica a artista.

Murus é uma obra que será levada para a abertura da mostra diretamente do Galpão Bela Maré, na Nova Holanda. Durante várias semanas, Jessica fotografou moradores da região caminhando nas ruas com cubos dourados na cabeça. No dia 12 de setembro, às 13h, haverá ação dos mototáxis no local.

Mais tarde, três motociclistas transportarão os cinco cubos de 30x30x30cm para Ipanema, onde ficarão expostos. “A ação Murus tem como objetivos interagir com os moradores de Ipanema e da Maré e trazer reflexões sobre o tema terra-territorium. O que seria a fronteira entre um espaço e outro?”, indaga a artista, que contou com a ajuda imprescindível de três grandes referências na Maré: o fotógrafo Bira Carvalho e os produtores Alexandre Silva (Observatório de Favelas) e Iury Lobo (Centro de Artes da Maré – CAM). “Eles foram fundamentais no desenvolvimento do ato”, comenta Jessica.

Já a videoinstalação Tambor é fruto de uma ação coletiva realizada em 2016, a partir de uma convocatória feita pela artista no Facebook. Vinte e seis pessoas caminharam nuas por uma hora, em silêncio, no sentido anti-horário, no ateliê de Jessica, em Ipanema. Ao ritmo das batidas de um tambor, os corpos em movimento foram filmados por oito câmeras de segurança instaladas no local. O resultado poderá ser visto pela primeira vez pelo público.

“O trabalho de Jessica tenciona fronteiras e limites, ao mesmo tempo em que convida ao engajamento de todos os participantes na realização de suas ações performáticas. Ao fazer um trânsito entre Ipanema e Maré, a artista pretende diminuir distâncias, aproximar realidades, desvelar semelhanças e diferenças entre territórios, sejam do mundo das artes ou não”, observa o curador André Sheik.

Serviço
Torniquete – Jessica Kloosterman
Período: 13 de Setembro a 21 de Outubro.
Local: Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida (Candido Mendes)
Endereço: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema.
Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Sábado, das 16h às 20h
Telefone: 2525-1006
Entrada gratuita.

Murus – Ação Integrante da Exposição
12 de setembro, às 13h
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Nova Holanda

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -