- Publicidade -

Os mineiros Jorge Fonseca e Jorge Duarte fazem crítica irreverente à sociedade

Publicado em:

Amigos de longa data, Jorge Duarte, representante da Geração 80 com mais de 30 anos de carreira, e Jorge Fonseca, artista autodidata e vencedor do prêmio Pipa Online 2017, reúnem pela primeira vez a irreverência de seus trabalhos num mesmo espaço. A dupla apresenta a exposição “São os Jorges”, de 26 de setembro a 13 de outubro, na sede do da Canvas Galeria de Arte no Rio de Janeiro, em Copacabana. Com cerca de 30 obras em diferentes suportes e materiais, a mostra resgata a trajetória dos dois artistas que, mesmo vindos de universos distintos, abusam da ironia e da arte popular brasileira para fazer um retrato da sociedade atual.

Uma seleção das produções de Jorge Duarte desde o ano 2000 estará disponível ao público. O artista selecionou 15 obras, todas em tinta acrílica, mas em suportes variados, como tela, fibra de vidro, madeira, livros etc. A realidade do país está sempre presente em seus trabalhos intensos e criativos. Em “Brasil Ferrugem”, por exemplo, a bandeira nacional aparece oxidada. “Já que não consigo escapar do cenário de crise política e violência que estamos vivendo, prefiro refletir por meio da arte”, diz.

Famoso por seu Fiotim – O Museu em Movimento, obra que traz réplicas em miniatura das instalações do Inhotim, Jorge Fonseca faz uma retrospectiva de sua carreira, com produções recentes e também trabalhos antigos, mas inéditos ao público. O artista, que utiliza objetos cotidianos interpretados e recriados, arrisca pela primeira vez novos suportes, como o bordado em madeira, presente na obra “Quando você passa eu fico assim”, produzida em 2017. “Vou mostrar o resultado da pesquisa que desenvolvo há mais de 20 anos no meu ateliê. Tento colocar a arte popular dentro do patamar estético da arte contemporânea”, explica.

Serviço
Exposição São os Jorges
Local: Canvas Galeria de Arte (Avenida Atlântica, 4240, lojas 337, 338, 341, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana)
Período de exposição: 27 de setembro a 13 de outubro
Visitação: segunda a sexta-feira das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 14h.
Grátis

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -