- Publicidade -

UM NOVO OLHAR PARA O NU NA HISTÓRIA DA ARTE NA EXPOSIÇÃO PENÍNSULAS

Publicado em:

A artista plástica carioca Tomie, lança no dia 23 de setembro, no Rio de Janeiro, sua primeira exposição individual. A mostra “Penínsulas” traz três novas séries onde deseja marcar em seu trabalho esse momento de evocação ao nu masculino contraposto com o nu feminino, da História da Arte.

Tomie é formada Universidade Paris 8 e tem passagem como assistente pelo atelier da icônica Orlan, artista francesa, que usou o próprio corpo como suporte para a arte, submetendo-se a diversas cirurgias plásticas, aproximou sua própria poética a temas ligados ao corpo.

A exposição retoma um gesto tradicional da relação do artista com o seu modelo. “O modelo que frequentava meu atelier gostava de chamar aquele espaço de ilha. Não concordo totalmente, mas gosto dessa imagem de estarmos juntos em quarentena”, conta Tomie, explicando sobre a inspiração do nome que dá origem a mostra.

Em Penínsulas, o público pode perceber o evidente sexo masculino, mas dessa vez não em uma posição de dominação e, sim, o contrário disso: sempre em situações de objetos, pelo olhar da artista que o transforma em bibelô, envolto e delicadas molduras bordadas e desenhadas, quase com ternura. As técnicas se dividem entre o trabalho manual doméstico e a pintura acadêmica enquanto uma via possível da arte contemporânea.

As obras reúnem desenhos de pontilhismo e folha de ouro, além de quadros trabalhados em organza bordada sobre desenho de grafite em papel e quadros também em óleo sobre madeira.

SERVIÇO:
Exposição Penínsulas
Data: lançamento, dia 23 de setembro (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: Galeria Modernistas (Rua Paschoal Carlos Magno, 39 – Santa Teresa – RJ / (21) 3852-8265)
Entrada gratuita
Classificação etária: maiores de 18 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -