- Publicidade -

Cinema do IMS Rio exibe filmes do cineasta franco-polonês Andrzej Żuławski

Publicado em:

Nos dias 26 a 29 de outubro e 2 de novembro, o IMS Rio recebe uma pequena retrospectiva da produção de Andrzej Żuławski, cineasta franco-polonês falecido em 2016, poucos meses após receber o prêmio de melhor diretor no Festival de Locarno por seu último filme, Cosmos. No sábado (28), a sessão de A terça parte da noite, às 16h, será seguida por um debate com Ela Bittencourt, curadora da mostra.

Um dos destaques da retrospectiva é O globo de prata (1976/1988) que, nas palavras do crítico americano J. Hoberman, em crítica para o jornal The New York Times, seria “a obra-prima de Żuławski, comparável por pura estranheza a Duna, de David Lynch”. Rodado na costa báltica, no deserto de Gobi e na península da Crimeia, o filme foi censurado pelo governo militar polonês e exibido pela primeira vez apenas em 1988. Serão exibidos ainda Cosmos, O diabo, Possessão, pelo qual Isabelle Adjani ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes, O importante é amar, que rendeu a Romy Schneider o prêmio César de melhor atriz, e o primeiro longa-metragem do diretor, A terça parte da noite (1971).

Três dos filmes exibidos são adaptações literárias: O importante é amar, a partir do romance La Nuit américaine, de Christopher Frank; O globo de prata, baseado no livro de ficção científica de Jerzy Żuławski, tio-avô do realizador, e Cosmos, do livro homônimo de Witold Gombrowicz. Segundo a curadora da mostra, Ela Bittencourt, “para um cineasta conhecido por façanhas visuais elaboradas, Żuławski era incrivelmente ligado à literatura. Não há nenhuma contradição nesse fato. Foi precisamente a sua destreza em ambos, imagem e texto, que o fez um cineasta intrigante e complexo.”

A retrospectiva é uma iniciativa do IMS Rio e do Instituto Adam Mickiewicz, atuando sob a marca Culture.pl, e cofinanciada pelo Polish Film Institute.

Programação

26 de outubro | quinta-feira

20h – O importante é amar

27 de outubro | sexta-feira

20h – Cosmos

28 de outubro | sábado

16h – A terça parte da noite
19h45 – Possessão

29 de outubro | domingo

15h – O importante é amar
17h – O globo de prata
20h – O diabo

2 de novembro | quinta-feira

18h – A terça parte da noite
20h – Cosmos

Serviço:
Retrospectiva Andrzej Żuławski no IMS -RJ
Ingressoswww.ingresso.com
Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -