- Publicidade -

CLÁSSICO DE GRACILIANO RAMOS ESTREIA NA CAIXA CULTURAL

Publicado em:

A companhia ítalo-brasileira Caravan Maschera realiza curta temporada do espetáculo Vidas Secas na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 2 a 19 de novembro de 2017. Pela primeira vez na cidade, a dupla formada pela italiana Giorgia Goldoni e pelo paulista Leonardo Garcia Gonçalves apresenta sua adaptação do clássico de Graciliano Ramos com bonecos, máscaras e sem palavras, na qual o foco é o diálogo entre a memória cultural do público e os sentimentos provocados pela encenação. A temporada inclui apresentações quintas e sextas-feiras, às 19h; e sábados e domingos, às 18h, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Em Vidas Secas, que estreou em 2015, oito bonecos criados pela dupla, com inspiração em pinturas de Candido Portinari e fotografias de Sebastião Salgado, recontam a saga da família de sertanejos obrigados a se mudar constantemente em busca de regiões menos castigadas pela seca.

Durante a história, uma série de imagens de beleza e impacto incomuns transmitem ao espectador a sensação de angústia e esperança sertanejas, que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. “Sabíamos desde o início que o discurso literal e textual não seria suficiente para fazer com que o público contemporâneo se emocionasse e fosse afetado pelo texto. Suprimir a palavra é essencial para dar espaço ao público como parte (re)criadora do texto e do contexto da obra”, avalia Leonardo Garcia.

Em apresentações recentes na França, Itália, Suíça e Eslovênia, espectadores estabeleceram uma conexão imediata do espetáculo com os refugiados da Síria. “Aquela família de retirantes ainda não é, infelizmente, uma imagem anacrônica. Sobretudo a questão da incomunicabilidade e da situação de extrema repressão psicológica, física e emocional exercida não por uma pessoa, mas por um contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil. Por isso, e infelizmente, a identificação com a Guerra Civil na Síria é também bem pertinente”, conclui Leonardo.

Além das apresentações, a dupla também ministra um workshop gratuito sobre teatro de bonecos, de 7 a 10 de novembro (terça a sexta-feira), das 10h às 13h. Serão oferecidas 12 vagas para artistas acima de 16 anos, e as inscrições devem ser realizadas enviando-se um currículo resumido e uma carta de motivação para o e-mail caravanmaschera@gmail.com, com o assunto “Inscrição Oficina Caixa RJ”.

Serviço:
Vidas Secas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: de 2 a 19 de novembro de 2017 (quinta a domingo)
Horários: quintas e sextas, às 19h; sábados e domingos, às 18h
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 176 lugares (mais quatro para cadeirantes)
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Oficina de teatro de bonecos, com Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia
Data: De 7 a 10 de novembro (terça a sexta-feira)
Horário: das 10h às 13h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Vagas: 12
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição: de 31 de outubro a 5 de novembro (15h). Resultado no dia 5 de novembro, às 18h.
Seleção por currículo e carta de motivação. Enviar carta de motivação (1 lauda) e currículo resumido (1 lauda) para caravanmaschera@gmail.com. O título do e-mail deve ser: Inscrição Oficina Caixa RJ.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -