- Publicidade -

Drama adolescente, As Vantagens de Ser Invisível está na Netflix

Publicado em:

Um dos mais populares filmes independentes de 2012, As Vantagens de Ser Invisível é a adaptação do livro epistolar de mesmo nome do autor Stephen Chbosky, que prezava tanto pela qualidade da obra que acabou assumindo o roteiro e direção do filme.

Na história somos apresentados ao inocente e reservado estudante Charlie (Logan Lerman) que é diagnosticado com depressão clínica desde muito jovem e recentemente foi liberado para se readaptar ao estilo de vida corriqueiro de volta a escola. Lá ele acaba cruzando caminho com Sam (Emma Watson) e seu meio irmão Patrick (Ezra Miller), juntos Charlie passa a aprender como é ter amigos e passa a vivenciar novas experiências nessa doce história sobre amadurecimento e a importância da amizade.

Os fãs dos filmes adolescentes dos anos 80 sem dúvida vão reconhecer as influencias no trabalho de John Hughes (Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado), curiosamente ele tinha interesse na adaptação do livro, mas infelizmente não conseguiu terminar o roteiro antes de sua trágica morte em 2009. A adaptação acabou também atraindo o interesse de Ron Howard, Richard Linklater e até Dany Boyle, mas como o maior conhecedor da obra Chbosky caiu como uma luva no projeto e apresenta um sólido trabalho na direção, inclusive fazendo de alguns momentos um grande experimento de cena, arriscado para um segundo filme em sua carreira.

Com um dialogo fresco, sincero e rápido, a história funciona graças a sua pureza, sempre parecendo ser algo real. Fazendo desse uma experiência que independente de como foi a sua adolescência na escola, faz o filme acertar em cheio no público. Além disso, encontramos aqui diversas citações que vão ecoar no cinema moderno, como não se lembrar da frase dita pelo Sr. Anderon (Paul Rudd): “Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos”. São diálogos poderosos que ganham força ao serem embalados por grandes canções de Bowie, Sonic Youth e The Smiths.

Assim com As Vantagens de Ser Invisível aprendemos que a vida e dura e que está tudo bem se deixar abalar com os problemas, mas que com a ajuda dos amigos tudo fica mais fácil.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -